DayNews
Notícias

Dr. João destaca reestruturação das carreiras militares e celebra avanço de projetos que garantem promoções na PM e nos Bombeiros

Missias
2 de julho de 2026 às 11:21
Compartilhar:
Dr. João destaca reestruturação das carreiras militares e celebra avanço de projetos que garantem promoções na PM e nos Bombeiros

© Matheus Cassimiro/ALMT

Propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa reorganizam os quadros das corporações, destravam promoções e integram pacote de valorização dos profissionais da segurança pública em Mato Grosso.

Deputado aponta correção de distorções históricas na carreira militar

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dr. João (MDB), comemorou a aprovação, em primeira e segunda votações, dos projetos de lei enviados pelo Governo do Estado que promovem a reestruturação das carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. As medidas asseguram a progressão funcional de oficiais e praças, além de reorganizarem os quadros das duas corporações.

Ao assinar as proposições, o parlamentar afirmou que as mudanças representam um avanço na valorização dos militares estaduais, ao enfrentar um problema que, segundo ele, se acumulava havia anos.

“Estamos falando de valorização real. Esses projetos ajudam a corrigir uma defasagem que vinha se acumulando ao longo do tempo, reorganizam a estrutura das corporações e garantem o fluxo de promoções que os militares tanto aguardavam”, declarou.

Projetos preveem promoções em ambas as corporações

As propostas foram encaminhadas pelo Executivo após o anúncio da convocação dos remanescentes aprovados no concurso público da Polícia Militar realizado em 2022.

No caso da Polícia Militar, a iniciativa prevê a promoção de 45 oficiais entre capitães e majores. Já no Corpo de Bombeiros Militar, o texto autoriza a ascensão de 18 capitães ao posto de major e de 50 primeiros-sargentos à graduação de subtenente.

Para Dr. João, a reorganização da estrutura funcional fortalece as instituições e garante maior equilíbrio à evolução profissional dos militares.

“O objetivo é garantir mais justiça dentro da carreira militar. Quando você organiza os quadros e permite a progressão, você fortalece a corporação, melhora o ambiente interno e reconhece quem está há anos prestando serviço ao Estado”, ressaltou.

Convocação de aprovados complementa pacote de valorização

A aprovação das matérias ocorre paralelamente à decisão do governo estadual de convocar os 220 candidatos remanescentes aprovados no concurso da Polícia Militar de 2022, medida anunciada pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Com isso, o Estado encerra a lista de aprovados no certame.

Os novos soldados serão distribuídos entre os municípios de Confresa, Alta Floresta, Juína e Peixoto de Azevedo. O governo também confirmou a convocação de dois oficiais médicos aprovados no mesmo concurso.

Atuação parlamentar acompanhou reivindicações dos aprovados

Durante a tramitação das medidas, Dr. João participou das articulações envolvendo representantes dos candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar. Nos últimos meses, o deputado promoveu reuniões em seu gabinete para ouvir as reivindicações do grupo e intermediar o diálogo com o Executivo estadual.

Segundo o parlamentar, o fortalecimento das forças de segurança depende não apenas da incorporação de novos profissionais, mas também da modernização da estrutura de carreira, evitando a formação de novos gargalos nas promoções e assegurando maior previsibilidade à evolução funcional dos militares.

( Com Wesley Santiago|ALMT )