• Home
  • Alô Prefeito
  • Secretário passa a despachar uma vez por semana nas unidades de urgência e emergência de Várzea Grande

Secretário passa a despachar uma vez por semana nas unidades de urgência e emergência de Várzea Grande

Gonçalo dará expediente no Hospital e Pronto-Socorro e nas UPA do Ipase e Cristo Rei. A proposta é, com isso, detectar eventuais falhas, identificar possibilidade de aperfeiçoamento nos processos existentes na rede de Atenção Secundária e, por consequência, oferecer um serviço com mais qualidade à população.

Seguindo orientação do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, com vistas à melhoria do atendimento ao cidadão, o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, irá transferir seu gabinete, uma vez por semana, às unidades de urgência e emergência do Município. A proposta é, com isso, detectar eventuais falhas, identificar possibilidade de aperfeiçoamento nos processos existentes na rede de Atenção Secundária, do Sistema Único de Saúde (SUS), da cidade e, por consequência, oferecer um serviço com mais qualidade à população.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande avança em seu planejamento estratégico, que consiste na reorganização da rede de serviços do SUS municipal e, também, nos seus programas e projetos governamentais de forma a ampliar a eficiência, eficácia e efetividade do atendimento, mirando uma política humanizada em todos os setores.

Nesse sentido, explica o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, planejar significa definir prioridades, mobilizar recursos e esforços em prol de objetivos conjuntamente estabelecidos, de modo que alcance a efetividade esperada na melhoria dos níveis de saúde da população e no aperfeiçoamento do SUS.

“Uma vez por semana, estarei nestas unidades de atendimento 24 horas, no Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande e nas UPA do Ipase e Cristo Rei. Acredito que é importante o gestor estar ‘in loco’, ter o conhecimento técnico do que ocorre administrativamente dentro das unidades, verificar as reais necessidades, para poder redirecionar as políticas públicas e os investimentos necessários, além de observar os gargalos e buscar soluções”, pontuou o secretário.

De acordo com Gonçalo, a ação visa centralizar informações de todos os segmentos das unidades para que sejam tratadas, analisadas, disponibilizadas e subsidiem os técnicos para que possam coordenar, com mais precisão, as ações, bem como fiscalizar o andamento e cumprimento dos contratos realizados. “Esperamos dar um salto na qualidade e na confiabilidade dos serviços e ações que desenvolvemos. As metas devem ser cumpridas, assim como a gestão deve observar as reais necessidades destas unidades”, afirmou o prefeito.
Para o secretário, a saúde pública de Várzea Grande busca implementar uma nova filosofia de trabalho, onde a teoria e a prática caminham juntas. “Planejamos e atuamos, por exemplo, na busca pela redução dos desperdícios nas nossas unidades, com o controle da energia, economizando luz, água, telefone e papel. Reduzimos também os desperdícios de medicamentos e insumos. Trabalhamos no macro, para que cada centavo economizado possa ser investido com segurança, racionalidade e transparência”, afirmou.

Gonçalo destacou alguns pontos que considera fundamentais para que o trabalho alcance o resultado esperado pela gestão da saúde. De acordo com ele, garantir o acesso do cidadão aos serviços públicos de saúde é importantíssimo, assim como oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. “A marca da gestão Kalil Baracat é a continuidade das ações que vinham sendo executadas pelo governo anterior, fazendo mais e melhor por você, cidadão”.

 

Com informações da  Secom-VG