• Home
  • Alô Prefeito
  • Emanuel Pinheiro garante revolução e transformação social no sistema de saneamento básico da Capital

Emanuel Pinheiro garante revolução e transformação social no sistema de saneamento básico da Capital

Um programa que será lançado pelo prefeito nos próximos dias prevê investimentos de R$ 228 milhões em obras

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou, na noite desta quinta-feira (19), a revitalização da Estação de Tratamento de Água da Capital, a ETA Central, que completou 76 anos. Durante a solenidade o prefeito enfatizou que a obra, assim como outras que serão lançadas nos próximos dias, marca a revolução e transformação social no sistema de saneamento básico de Cuiabá. O chefe do Executivo destacou a importância da parceria entre Prefeitura de Cuiabá e a Concessionária Águas Cuiabá, que vem proporcionando uma nova era no processo de distribuição de água tratada e de qualidade de vida à população cuiabana, levando saúde e bem-estar a todas as comunidades da cidade.

“Uma parceria que marca uma virada de página no processo de saneamento básico de Cuiabá. Em um ano de trabalho, nós já conseguimos grandes avanços e este investimento só vem consolidar toda essa revolução e transformação social que estamos promovendo dentro da Capital. Quero parabenizar as equipes envolvidas em mais este feito e dizer, como prefeito dessa maravilhosa cidade, que a  Eta do Centro é um espaço além dos concretos. Aqui se configura um museu com grandes registros da história da ‘cuiabania’, que se mistura  com a arquitetura nova e tradicional da Capital, traços das raízes com o urbano. Por isso, nestes 76 anos de funcionamento, garanto a vocês, que que vamos caminhar muito mais e chegaremos aos 300 anos da cidade com 100% de água tratada nos lares dos cuiabanos”, salientou o prefeito.

Para o presidente da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani, a data é muito especial, pois marca além do aniversário da ETA Central, a entrega das melhorias daquela que abastece a décadas 48 comunidades de Cuiabá, o equivalente a 100 mil famílias com água tratada em seus lares.

“Mais que um prédio, esta unidade tem um grande valor histórico, a ETA faz parte do dia a dia das famílias cuiabanas. Todo esse trabalhado que está sendo entregue hoje, significa uma série de melhorias para as famílias, que poderão contar com um ambiente mais bonito, colorido no centro da cidade e com produto de qualidade, gerando mais saúde às pessoas. Em nome de toda equipe da Águas Cuiabá eu agradeço pela credibilidade depositada em nós  e acreditamos que esta parceria, com certeza, trazerá grandes ganhos para a Capital, que vem nesse processo de transformação, marcando uma nova era ao tricentenário da cidade”, frisou Luiz.

Revitalização da ETA – Idealizado pelo coordenador da Águas Cuiabá, Célio de Souza, com a colaboração do diretor Marcelo de Oliveira, o trabalho de revitalização da unidade de fornecimento de água mais antiga da Capital, completando 76 anos, compreende a recuperação das estruturas prediais, recuperação das vias de acesso aos tanques de tratamento de água, dos chafarizes, que ganha iluminação especial e das áreas de convivência  da unidade –  jardins e quiosques. A obra também incluiu o auditório, com capacidade para cem pessoas.

Estas melhorias fazem parte da primeira etapa de serviços. Para o próximo ano, está prevista a abertura do local para visitação escolar, oportunizando aos alunos adquirir conhecimento complementar ao da sala de aula. Também serão oportunizadas estas visitadas aos acadêmicos, contribuindo com a formação de novos profissionais da área de saneamento.

O espaço é localizado nas ruas Presidente Marques e São Sebastião e mantém-se em funcionamento desde sua fundação, em 19 de abril de 1942. É composta pela ETA I – Engenheiro José Brunello Bombana e II General Austregésio Homem de Mello.

Projeto de fluoretação – Além da inauguração da revitalização, na ocasião foi anuncianda a implantação do programa de fluoretação da água em Cuiabá. O programa começará a funcionar em maio deste ano, quando a população receberá água fluoretada. O trabalho comtempla todas as estações de tratamento de água do município e permite a distribuição de água suplementada com flúor às quase 600 mil pessoas atendidas pela Concessionária da Capital.

O projeto de inclusão do flúor na água tratada contou com várias fases desde a aquisição do insumo a ser utilizado (ácido fluossilísico a 20%) até adequações estruturais nas 11 ETA’s do município e distritos (Tijucal, Presidente Marques, São Sebastião, Coophema, Ribeirão do Lipa, Porto, Parque Cuiabá, Nossa Senhora da Guia, Coxipó do Ouro, Aguaçu e Sucuri), além do treinamento das equipes operacionais para manuseio e análises técnicas.

O trabalho de fluoretação desenvolvido pela Águas Cuiabá segue as boas práticas e as normas de engenharia sanitária, e é feito conforme as regras estabelecidas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e em obediência à legislação federal.

Segundo a Funasa, a fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva de comprovada eficácia, que reduz a prevalência de cárie dental entre 50% e 65% em populações sob exposição contínua desde o nascimento, por um período de aproximadamente dez anos de ingestão, sendo um processo seguro, econômico e adequado. Os benefícios à saúde se estendem à toda população, sem distinção de ordem econômica, social ou educacional.

Mais investimento – Pinheiro lembrou durante a solenidade, que na próxima semana lança o mais ousado programa de investimento em saneamento básico da história  da Capital. Serão R$ 228 milhões aplicados em obras de saneamento pela cidade, levando, ao final de 18 meses, 100% de água tratada para sa torneiras das famílias cuiabanas. “Um investimento em parceria com o Ministério Público, que marca a virada de página no processo de transformação da Cuiabá dos 300 anos, no sistema de saneamento”, finalizou o gestor.

O cronograma será lançado já em maio e o prefeito garantiu todo cuidado com os trabalhos executados pelas equipes, tentando levar o mínimo de transtornos para a população cuiabana.

 

Com informações de Luciana Souza – Secretaria de Inovação e Comunicação de Cuiabá