Conselheiros de Saúde Indígena são capacitados

Com a presença de 32 Conselheiros vindos de várias regiões do estado aconteceu na última semana a I Capacitação dos Conselheiros Distritais de Saúde Indígena. O evento, organizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Cuiabá,  teve a participação de professores e mestres em Saúde, dentre eles, a Mestre em Saúde Social Lucinéia Da Silva – SES-MT, que abordou o tema: Planejamento em Saúde com ênfase no Planejamento Estratégico Situacional do Ministério da Saúde – PES e o Professor Indígena Ailson Dos Santos Ysso que falou sobre a Criação do Subsistema de Atenção a Saúde Indígena e da Política Nacional de Atenção á Saúde Indígena – PNASPI. Segundo o Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI CUIABÁ Professor Argon Norberto Hachmann , essa capacitação tem como foco discutir, analisar e fazer o planejamento de saúde indígena de acordo com o plano distrital (2016/2019), buscando sempre promover a promoção e prevenção da saúde indígena, melhorando suas condições de vida, evitando assim o surgimento de diversas patologias, sem perder de vista os determinantes e condicionantes sociais e ambientais de saúde.

O que é o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) ?

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

No Brasil, são 34 DSEI’s divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Em Mato Grosso, são 05 DSEI’s, são elas: Araguaia, Cuiabá, Kayapó MT, Xingú e Xavante.

Além dos DSEI’s, a estrutura de atendimento conta com Unidades Básicas de Saúde -UBSI, com os Polos base Administrativos e Assistenciais, alem de Casas de Saúde Indígena (CASAIS).

 Polo Base

Com o objetivo de atender grande parte das demandas de saúde das comunidades indígenas, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) possuem Polos Base para o atendimento dos indígenas. Os polos são a primeira referência para as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que atuam nas aldeias.

Cada Polo Base cobre um conjunto de aldeias. No Brasil, os 34 DSEIs abrigam 351 Polos Base.

O DSEI Cuiabá é responsável por 10 etnias,são elas: Kurã (Bakairi), Boe(Bororo), Haliti (Paresi), Chiquitano, Balatiponé (Umutina), Guató, Enawene Nawe, Myky, Irantxe e Nambikwara, esses povos estão presentes em 18 municípios do estado de Mato Grosso, que possui um total de 43 Etnias.

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br

DSEI CUIABÁ

EndereçoRua Rui Barbosa, 282 – Goiabeiras, Cuiabá – MT, 78032-040

Telefone(65) 3624-1050

Com informações de Patricia Ferreira da Assessoria

Comentários

0 Comentários

DÊ A SUA OPINIÃO!