• Home
  • Política
  • Atos contra e a favor de Lula são marcados antes de julgamento de habeas corpus no STF
Ex-presidente Lula Foto: Lucio Tavora|AFP

Atos contra e a favor de Lula são marcados antes de julgamento de habeas corpus no STF

Movimentos favoráveis à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a condenação dele em segunda instância estão convocando atos para esta terça-feira (3), um dia antes do julgamento do habeas corpus do petista no STF (Supremo Tribunal Federal).

Ao todo, eventos contra Lula estão marcados para ao menos 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, e mais de 100 cidades no país e no exterior.

Em São Paulo, o VPR (Vem Pra Rua) fará um ato a partir das 18h30, no cruzamento da avenida Paulista com a rua Pamplona. Já o MBL (Movimento Brasil Livre) chama os manifestantes para a manifestação em frente ao Masp, às 19h, também na avenida Paulista, região central da capital paulista.

Os dois movimentos também realizam atos contrários ao ex-presidente Lula em diversas cidades do interior paulista. No Rio de Janeiro, o ato acontece na praia de Copacabana, no posto 5, a partir das 18h, que deve contar com manifestantes ligados ao VPR e MBL.

Em Brasília, o MBL marcou um ato em frente ao Congresso Nacional, às 18h. Já o VPR fará manifestação na esquina do STF, às 17h. O acesso ao prédio do Supremo será interditado a partir da madrugada desta quarta-feira (4), quando veículos começarão a ser impedidos de trafegar nas vias N1 e S1 do eixo monumental.

Na quarta, a Esplanada dos Ministérios será dividida por grades e policiais militares para evitar confrontos entre manifestantes contra e a favor do ex-presidente. Apenas o gramado e as pistas da Esplanada ficarão livre para as passeatas. Não será possível portar fogos de artifício, sprays, produtos inflamáveis e bonecos infláveis grandes, como o Pixuleco. PMs farão pontos de bloqueio para revista e patrulhamento.

Atos contrários a Lula foram marcados ainda para tarde e noite de hoje em Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe.

Atos a favor de Lula 

Já a militância do PT deve intensificar apenas amanhã, dia do julgamento, os atos a favor do ex presidente. Vigílias e passeatas foram marcadas em ao menos 14 capitais. Para hoje, há atos marcados apenas em Brasília, Salvador, Cuiabá, Campo Grande (MS). Para a quarta-feira (4), estão sendo convocados atos em Brasília, Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Macapá, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina. Veja lista:

Hoje, na capital federal, os militantes devem se reunir às 17h na rodoviária de Brasília para uma “aula pública”. Em seguida, às 19h, está marcada também uma vigília em frente à Catedral de Brasília.

Na capital baiana, uma carreata terá início às 16h, com concentração no Vale do Canela, no bairro do Periperi, e deve seguir até a praça da Revolução. Em Cuiabá, o ato está marcado para às 17h30, na Praça Bispo Dom José. Já em Campo Grande (MS), a concentração se dará no
cruzamento da avenida Afonso Pena com a 14 de Julho.

Em São Paulo, haverá apenas panfletagem em estações de trem e metrô e outros pontos da cidade. O mesmo acontecerá em Macapá (AP), Cuiabá (MT) e Salvador (BA).

Por Uol Notícias