69 Refugiados venezuelanos desembarcam em Cuiabá nesta sexta
Transportados num avião da Força Aérea Brasileira que decolou de Boa Vista, em Roraima. Os 69 venezuelanos refugiados, desembarcaram nesta sexta-feira (6), em Cuiabá. Acolhidos pela casa Pastoral do Migrante em Cuiabá, que há 27 anos é o principal local de acolhimento para os que chegam na capital, tentam fugir da crise econômica e política instalada na Venezuela.
Segundo a padre Pedro Freitas Rodrigues, da Pastoral do Migrante, os refugiados devem ficar alojados na sede da pastoral no Bairro Carumbé. Na casa, que é referência entre os estrangeiros, quem chega pode ficar por 45 dias, podendo ser estendido conforme a necessidade de cada um.
O processo de interiorização dos imigrantes é organizado pelo governo federal, através de um pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), numa tentativa de lidar com o intenso fluxo de venezuelanos que estão cruzando a fronteira pelo estado de Roraima fugindo da fome, da crise econômica, da falta de emprego e do regime politico de Nicolás Maduro.
Segundo a Casa Civil, os imigrantes aderiram de forma voluntária ao processo para buscar oportunidades de trabalho em outras partes do país. E foram imunizados contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche.
De acordo com o governo federal, a interiorização não tem custo para os imigrantes. As viagens são bancadas pelos R$ 190 milhões liberados ao Ministério da Defesa por meio da Medida Provisória 823/2018.
Doações
Para receber os venezuelanos refugiados, a Pastoral do Migrante está recebendo doações de roupas, calçados, lençóis, toalhas, produtos de higiene, alimentos, colchões e colchonetes. As doações podem ser entregues na Paróquia Divino Espírito Santo, no Bairro CPA 1, em frente ao terminal do CPA 1, em Cuiabá, e na própria Pastoral do Migrante, no Bairro Carumbé, na capital.
Dúvidas ou informações pelo telefone 3641-1451 ou 3641-2413.
Por Samara Moura