Foto montagem

O clima de Natal invade a televisão com especiais na TV aberta

Especiais de fim de ano vão desde o tradicional show de Roberto Carlos a programas do MasterChef com famosos, passando por uma homenagem aos 70 anos da novela no país

 

Os especiais de fim de ano são uma tradição da televisão brasileira. Sem inovar muito, as emissoras de televisão aberta apostam em shows musicais, em episódios de reality shows que fazem sucesso durante o ano e em repetecos inevitáveis como Família Record e Roberto Carlos especial. De qualquer forma, é como o Natal: você adora mesmo sabendo o que vai comer e as piadas que vai ouvir.

Os “presentes” para o público começam a ser abertos neste domingo (19/12) mesmo, com o especial Juntos a magia acontece 2, na Globo, após Temperatura máxima. O primeiro Juntos a magia acontece, em 2019, emocionou ao trazer o Natal de uma família negra, com direito a Milton Gonçalves de Papai Noel. Este ano, estamos novamente acompanhados da família Santos. O arco da ação é a busca de Caio (Pedro Guilherme), vizinho do clã e amigo de Letícia (Gabriely Mota), pelo pai. O menino foi criado apenas pela mãe Solange (Jessica Ellen). Tio de Letícia, André (Fabrício Boliveira), vai ajudar na busca. Heloisa Jorge e Luciano Quirino completam o elenco.

“O público poderá renovar esperanças com trajetórias repletas de descobertas. Acreditar nos laços que regem os encontros afetivos, ver os personagens se entregarem à intuição, correndo atrás de seus desejos, impulsionando-os através de sua persistência e de seu empenho em realizá-los”, afirma a diretora Patrícia Pedrosa em material de divulgação do especial.

Segunda e terça-feira, sempre às 22h45, a Record entra na brincadeira mais tradicional do Natal: o amigo oculto. Já tradicional, o Família Record reúne apresentadores, atores e jornalistas da casa para uma troca de presentes. A cantora Paula Fernandes ficará a cargo da música e Carolina Ferraz e Igor Rickli serão os apresentadores. Participam da brincadeira os apresentadores Adriane Galisteu, Ana Hickmann, César Filho, Felipe Bronze, Renata Alves, Rodrigo Faro, Sabrina Sato, Ticiane Pinheiro, Christina Lemos, Luiz Bacci, Roberto Cabrini e Sérgio Aguiar e os atores Adriana Garambone, Carlo Porto, Juliano Laham e Ângelo Paes Leme. Será que algum desafeto vai ter que presentear o coleguinha?

A emoção vai tomar conta da tela da Globo após Um lugar ao sol. O especial 70 anos esta noite vai celebrar o setentenário da novela brasileira. A ideia é relembrar momentos marcantes por meio de depoimentos e de reencontros, como o de Fernanda Vasconcellos e Lilia Cabral, mãe e filha em Páginas da vida (2007); Francisco Cuoco e Betty Faria, inesquecíveis em Pecado capital (1975); e os atores Tony Ramos e Antonio Fagundes. Nomes como Susana Vieira, Glória Pires, Nívea Maria, Rodrigo Lombardi e Lima Duarte também estão na homenagem. O especial será narrado em primeira pessoa pela própria novela, para quem Jessica Ellen empresta a voz. Na internet a pergunta que não quer calar é como (e se) a Globo vai contar a história da telenovela sem passar por Regina Duarte.

Um pé na cozinha

Um dos destaques da programação deste ano, o MasterChef deu a volta por cima depois de duas temporadas ruins. Para comemorar, nada melhor do que cozinhar. Terça-feira, às 22h, o programa desafia duplas de famosos em diferentes provas. Adriana Birolli e Toni Garrido enfrentam Negra Li e Felipe Titto para ver quem faz o melhor hambúrguer e Bia e Branca Feres tentam fazer uma receita natalina melhor do que a de Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. No dia 28, a fórmula se repete com as provas de prato comemorativo com carne (Dudu Nobre e Cafu x Paula Fernandes e Gustavo Mioto) e pizza (Duda e Leda Nagle x Ronnie e Leo Von)

Ano passado, a pandemia de covid-19 nos privou de um dos mais tradicionais especiais de fim de ano. Mas este ano, Roberto Carlos está de volta, no show intitulado Reencontro, quarta-feira, após Um lugar ao sol. No palco, Roberto terá a companhia da banda regida pelo maestro Eduardo Lages. A lista de convidados é extensa: Jota Quest, Erasmo Carlos, Wanderléia, Fafá de Belém, Liah Soares, Zezé di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Sandy e Lucas Lima e o coral Resgate para a vida. O repertório é o que a gente conhece e adora: EmoçõesAlém do horizonte e É preciso saber viver certamente serão cantadas.

No mesmo dia, Adriane Galisteu comanda, na Record, às 22h45, uma edição festiva do reality show Power couple. Cinco casais terão que cumprir a prova do homem, a prova da mulher e a prova do casal para tentar levar para casa o prêmio de R$ 30 mil. Participam da brincadeira: Renata Alves e Diego Gonzaga​, Maurício Mattar e Shay Dufau, Naldo Beny e Ellen Cardoso, Regis e Kelly Danese e MC Coringa e Manoela Alcântara.

Dia 24, às 22h45, quase Natal e a Band exibe o show Natal luz. Gravado no Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado (RS), o especial comandado por Daniel Boaventura terá apresentação musical de Felipe Araújo, Luiza Possi e Bryan Behr. Além disso, veremos um trecho do espetáculo Natalis – A criação, que junta Natal e circo.

Na semana que vem, a Record relembra os maiores casos policiais do ano em Cidade alerta – Grandes casos. A fuga de Lázaro Barbosa nos arredores de Brasília, a morte de MC Kevin e a prisão de Jennifer, mãe da bebê Isis Helena, são alguns deles. A apresentação é de Luiz Bacci.

Já no dia 30, às 22h45, a Record une o romantismo do cantor Leonardo e o molejo do grupo de samba Raça Negra. Sob a apresentação de Sabrina Sato, o especial trará canções como Talismã, Pense em mim, Cheia de manias e Quando te encontrei.

 

 

 

Por Vinícius Nader, Via Correio Braziliense