O Prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa - Foto Luis Alves

STOPA TOMA POSSE E RESPONDE INTERINAMENTE COMO PREFEITO DE CUIABÁ

Após o afastamento por decisão judicial ocorrida ontem dia 19 do prefeito reeleito em 2020, Emanuel Pinheiro, a Câmara Municipal de Cuiabá, cumprindo o previsto no artigo 35 da Lei Orgânica Municipal, empossou o Vice-Prefeito José Roberto Stopa para cumprir interinamente o cargo em substituição a Emanuel.

José Roberto Stopa nasceu em Fernandópolis, interior de São Paulo, em 06 de outubro de 1964. É casado com Maria Alice há 15 anos, com quem tem três filhos: Isadora, Rafael e Naiara. Formado em Geografia e especialista em Metodologia do Ensino Superior.

Veio para Cuiabá em 1983, onde começou sua carreira dando aulas e atuando como diretor em escolas públicas. Foi assessor do ex-prefeito Coronel José Meireles. Durante 8 meses, foi vereador por Cuiabá. Também foi superintendente do Arquivo Público do Estado, secretário municipal de Meio Ambiente, secretário-adjunto de Educação de Cuiabá e secretário de Serviços Urbanos em duas gestões na capital.

Atualmente além de ocupar o cargo de vice-prefeito era tambem o responsável pela secretaria de obras.

Em entrevista coletiva agora a tarde o prefeito reafirmou que a prefeitura funciona normalmente, que todas as atividades, processos licitatórios e obras seguem normalmente.

Perguntado como recebeu essa decisão do afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro, Stopa se limitou a dizer que essa é uma decisão judicial que deve ser respeitada e afirma que acredita na inocência de Emanuel e que possivelmente logo a situação estará solucionada, uma vez que o afastamento é por conta de uma suposta contratação de servidores e não por apropriação de recursos.

Com relação a possíveis mudanças nos cargos de confiança, Stopa reitera que o grupo político é forte, composto por pessoas de grande capacidade técnica, por isso não haverá nenhuma mudança, a não ser que haja uma determinação judicial para tanto.

Em reunião com os secretários Stopa solicitou empenho de todos para que não haja descontinuidade de nenhuma das muitas ações que a administração vem fazendo por Cuiabá. Afirmou que antes da posse, se reuniu com o prefeito afastado, Emanuel Pinheiro, para se atualizar de ações que não eram de seu conhecimento .

Finalizando afirmou que nesse período de interinidade não haverá disputa interna de grupos políticos, que a Câmara Municipal vem tendo uma postura madura e certamente continuará a exercer com legalidade suas competências.

 

Por Jeverson Missias