Estado de abandono de um ponto de ônibus em região próxima ao centro de Cuiabá.

CADÊ A CIDADE HUMANIZADA ? – (PARTE 03)

 

O prefeito Emanuel Pinheiro repetidamente tem dito que Cuiabá se tornaria apartir da sua administração  uma cidade mais humana.

Já se passaram 4 anos e foram poucas as ações nesse sentido. Até porque uma cidade humanizada não é aquela em que viadutos e trincheiras tomam conta das vias. E nem novas praças são construídas em detrimento da revitalização de outras tantas que estão abandonadas. Uma cidade humanizada é uma cidade em que as pessoas ganham as ruas e espaços públicos em profusão.

Essa cidade mais humana ainda tem, obrigatoriamente, de tratar bem os pedestres, de oferecer boas calçadas e segurança a eles. E muito espaço, quanto mais melhor. Em uma cidade mais humana, as pessoas são atraídas aos espaços públicos, para as ruas, para as praças, para os parques, para pontos de encontro. Sentem-se à vontade neles, a qualquer hora. E essa efervescência acaba, aos poucos, por se constituir em uma cultura, em uma inclinação para os encontros.

A cidade mais humana é necessariamente menos apressada. Para tudo isso, deve ser acolhedora em seus ambientes. Portanto, a arborização, os recantos, o paisagismo e a tranquilidade ajudam. Deve haver segurança, programações de lazer, comunitárias, esportivas, culturais, capazes de produzir pontos de encontro, de consolidar espaços de convivência. A cidade mais humana convive, a cidade mais humana é mais festiva.

Em Cuiabá, quem depende do transporte coletivo urbano sofre de todas as maneiras. Sofre a humilhação por ser obrigado a viajar em ônibus lotados, paradas a cada quilômetro, mau humor de motoristas, do desconforto das cadeiras  quando consegue viajar sentado. Somam se a isso os terminais sempre lotados e fechados sem circulação correta de ar.

Não são considerados ” clientes” apenas e tão somente passageiros.

Os pontos de parada nem se fala, são raríssimas as exceções. O que se vê normalmente é um descaso da prefeitura que ocupa espaço nas calçadas sem nenhum preparo para receber essa estrutura.

O intuito dessa reportagem, é a de que esse portal de notícias possa ser um elo  entre os que  desejam uma cidade diferente e os responsáveis por torna-la agradável; e ser  um canal de comunicação, para juntos, fazermos de Cuiabá, verdadeiramente, uma CIDADE HUMANIZADA.

Você pode contribuir com esta série de reportagens. Vendo uma situação como esta, use seu celular na posição horizontal(deitado) faça a foto e nos encaminhe juntamente com a localização pelo whatsApp 65 99981 1789. Sua identidade será mantida em sigilo.

As fotos que ilustras essa matéria, encaminhada por um leitor, são  o exemplo de uma cidade desumana.

O Leitor que encaminhou as fotos, afirmou que  a cobra que aparece nessa foto foi por ele abatida e estava alojada embaixo do banco destinado aos usuários desse ponto de parada. 

 

A localização no mapa, é para facilitar a identificação do local, para tomada de atitude pelos responsáveis.

 

Da Redação