Foto Ilustrativa. Reprodução

Fratura exposta. O que fazer?

*  Por Dr. Fellipe Ferreira Valle

Conceito

Quando há contato de uma fratura com o meio externo, seja através da exposição do osso ou apenas do hematoma fraturário, damos o nome de fratura exposta. Então não é apenas aquela situação crítica onde vemos o osso exposto. Pode ocorrer também através de um pequeno ferimento sangrante próximo a uma fratura.

Por que temos tanta preocupação com essa fratura?

Porque nesses casos a chance de haver complicações como infecção óssea e comprometimento do membro é muito grande. Em todos os casos de fratura exposta é necessário que seja realizado o tratamento cirúrgico .

Quando suspeitar?

Precisamos sempre suspeitar de uma fratura exposta quando há um desalinhamento do membro associado a um ferimento sangrante próximo a esse desalinhamento.

O que fazer?

Nesse caso a primeira coisa é procurar atendimento médico ligando para o SAMU pelo número 192.Também lembrar sempre de sinalizar o local para que não ocorra um novo acidente e proteger a vítima da exposição ao sol. Caso esteja em um local que não há como ter atendimento médico, deverá ser realizado uma imobilização provisória desse membro, tampar o ferimento com panos limpos ou compressas estéreis e encaminhar a vítima o mais rápido possível para o hospital. Lembrar que não devemos dar alimento ou água para a pessoa com suspeita de fratura exposta pois ela deverá ser submetida a tratamento cirúrgico em caráter de urgência!!

*Fellipe Ferreira Valle é médico, formado pela Faculdade de medicina de Teresópolis- RJ. Fez residência e duas especializações em ortopedia e traumatologia (cirurgia do joelho e cirurgia de ombro e cotovelo )na Santa Casa de Belo Horizonte – MG, Membro da diretoria da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia- MT, sócio fundador da associação brasileira de ultrassonografia músculo esquelética, professor de medicina na Univag e da residência de ortopedia UNIC-HGU
Cel.: (65)996774477
drfellipevalle@hotmail.com
fellipevalleortopedista.com
instagram.com/Dr.Fellipe