• Home
  • Alô Prefeito
  • Audiências de conciliação em formato online no Procon de Várzea Grande
Foto: Assessoria VG

Audiências de conciliação em formato online no Procon de Várzea Grande

As audiências de conciliação da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Várzea Grande, o Procon-VG, estão sendo realizadas por vídeo conferência, desde julho deste ano. A decisão ocorreu em conjunto com a Procuradoria Geral do Município, secretaria a qual o Procon-VG é vinculado e atende à demanda de audiências presenciais que haviam sido suspensas por causa da pandemia.

A procuradora Geral de Várzea Grande, Sadora Xavier, explica que a suspensão dos serviços presenciais, não trouxe prejuízo para o atendimento ao consumidor. “Mesmo com a pandemia e a suspensão dos serviços presenciais, os atendimentos aos consumidores continuam sendo realizados por diversos canais eletrônicos a exemplo do site, instagran, facebook, e-mail, telefones e whatsapp. Diferente das audiências que precisavam até então ocorrer presencialmente. De março a julho ocorreu um pequeno acumulo desta demanda que já foi sanada pelas audiências on-line”, explicou Sadora Xavier.

De acordo com o relatório da coordenadoria no período de julho a setembro, foram realizadas 300 audiências por vídeo conferência.  “O Procon de Várzea Grande se reinventou para que pudesse atender à sociedade, garantindo a continuidade do atendimento, fiscalização, bem como as audiências”, disse a coordenadora do Procon/VG, Carolina Barbosa.

O relatório aponta ainda que neste período de pandemia foram realizados pelas plataformas virtuais 2.866 atendimentos aos consumidores e mais de 500 fiscalizações dentre orientativas e repressivas.

Além das plataformas on-line de atendimento ao consumidor e audiências por vídeo conferência, a sede da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor localizada no Paço Municipal foi adaptada para esta nova etapa de atendimento ao público. “Todas as baias de atendimento ao público receberam uma proteção em acrílico e  uniforme a todos os funcionários. Com essas mudanças conseguimos pacificar a sociedade, reduzindo o numero de ajuizamento de ações judiciais garantindo a efetividade administrativa”, declarou Carolina Barbosa.

A procuradora Sadora Xavier destaca que o Procon de Várzea Grande se modernizou assim como os demais órgãos que promovem audiências presenciais. “Seguimos, o exemplo do Judiciário que passou a realizar audiências on-line e processos digitais. O modelo está sendo bem aceito, garantindo produtividade e dando resultados positivos”, assegura.

Os atendimentos além de presenciais no Procon-VG continuam sendo realizados por meios eletrônicos. Pelos telefones (65) 3692-2476 / (65) 3682-3054, via whatsapp (65) 98476-6409 de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Também é possível registrar reclamações on-line no link http://procon.varzeagrande.mt.gov.br/, pelo instagram #proconmunicipalvgmt, facebook: proconmunicipalvg, ou ainda pelo e-mail proconvg.reclamacao@gmail.com

INSTITUCIONAL – O Procon Municipal de várzea Grande lançará na próxima semana uma mascote, que funcionará como o personagem de interlocução com o consumidor e  com a educação para o consumo. “Ela se chama Dandara e através de material educativo que será amplamente distribuído à sociedade poderemos informa jovens e adultos sobre as relações de consumo e o Código de Defesa do Consumidor”, detalha a coordenadora Carolina Barbosa.

Em comemoração ao lançamento será distribuído um kit personalizado a todos os alunos da rede municipal de ensino contendo revista educativa, giz de cera, agenda, bloco risque , rabisque e pasta.

 

 

 

 

Informação via Rafaela Maximiano – Secom/VG