• Home
  • Saúde
  • Mutirão de próteses no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa
Secretário de saúde Gilberto Figueiredo Mutirão de entrega de próteses ortopédicas - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Mutirão de próteses no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanhou na manhã desta terça-feira (15) a entrega de próteses realizada pelo Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade ligada Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A ação faz parte do mutirão que teve início nesta segunda-feira (14.09) e atenderá pacientes que precisam de próteses ortopédicas.

“Depois do trabalho fisioterapêutico realizado com os pacientes, eles vêm para receber as próteses. Nesta semana estamos realizando com muita alegria a entrega de 240 próteses. Paralelo a esse trabalho do Cridac, no próximo dia 21 é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e estamos planejando um dia exclusivo e especial para a testagem das pessoas com deficiência no Centro de Triagem”, disse o secretário da SES, Gilberto Figueiredo.

Para isso, foi disponibilizado no site do Governo do Estado um link no qual será possível o agendamento para o atendimento da pessoa com deficiência no Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.

A ação contará com a presença da primeira-dama Virginia Mendes e oferecerá transportes para as pessoas que necessitarem. Serão distribuídos kits com máscara, gel e lanche individualizado após a finalização do circuito.

Neste ano, já foram entregues 590 próteses e estão previstas mais duas semanas com entregas até o final de 2020. De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, esse foi um ano atípico devido à pandemia e as entregas foram paralisadas em março, sendo retomadas agora.

Durante toda a semana, de 14 a 18 de setembro, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação no Cridac, com a entrega de 240 próteses. Desse total, 160 são novas e 80 são manutenção e consertos.

A ação

O mutirão integra a programação da VI Semana Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, uma ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Articulação das Políticas Públicas da Casa Civil, Secretaria de Saúde, Setasc, UNAF e CONEDE.

O diretor da unidade explica ainda que, neste momento, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para a produção da prótese. Além disso, pacientes que foram atendidos em outras etapas estão retornando ao Centro para receber os itens.

A Rede Estadual de Reabilitação possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) das gestões municipais, o que equivale a uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado.

O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para a sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

 

 

 

Informação da SES-MT