• Home
  • Alô Prefeito
  • Hospital adota ‘Visita Virtual’ como estratégia para minimizar o sofrimento dos pacientes da Covid-19
Foto: OZIANE RODRIGUES

Hospital adota ‘Visita Virtual’ como estratégia para minimizar o sofrimento dos pacientes da Covid-19

Uma  das medidas de biossegurança orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aos hospitalizados por Covid-19 é o veto a visitas. A decisão, embora eficaz, oportuniza aflição e sofrimento psicológico principalmente para os familiares que perdem o vínculo físico com seus entes durante a internação.

Em Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito passou por meio da coordenação de Qualidade e do serviço de psicologia da unidade a ofertar ‘Visita Virtual’ como estratégia para minimizar esse sofrimento aproximando os pacientes de seus familiares.

A ação teve início oficial na tarde desta quinta-feira (16) ao tom de muita comoção entre o paciente V.O, de 54 anos e seus familiares, dentre eles,  sua mãe L.d.O. de 84 após 13 dias sem contato. “Como está linda minha veínha. Oi mãe, estou bem, fica atenta que a qualquer hora receberei alta e vou para casa, os meus companheiros de quartos já foram, só falta eu. Cuida lá das minhas coisas no fogão de lenha, viu. Que eu já estarei de volta em casa”, relatou emocionado.

De acordo com a mãe, V.O percorreu vários hospitais em decorrência de uma lesão na coluna. Nas idas e vindas, sua baixa imunidade podem ter sido uma das causas da contaminação. Para ela, a gratidão de poder ouvir a voz do filho e saber que ele está bem não tem preço. “Foi muito gratificante. Só gratidão por essa iniciativa do hospital. A gente recebe os boletins, mas nada se compara a ver ele e ter certeza de que ele voltará para casa bem”, reforçou a mãe, visivelmente emocionada.

V.O é um dos pacientes que já estão em fase de recuperação avançada e já não necessita de intubação. Entretanto, a psicóloga Rafaela Martins, enfatiza que a iniciativa abrangerá inclusive pacientes graves. Mas, em todos os casos é necessário interesse e agendamento prévio dos familiares.

“A nossa ideia é promover reencontros não apenas desses pacientes que estão em recuperação avançada, mas também aos mais agravados. Afinal, a Covid-19 impossibilita que esses encontros aconteçam pela gravidade da doença e muitos familiares não têm a possibilidade de ver se esse paciente está sendo bem tratado e infelizmente, em casos de óbito de se despedirem de seus entes queridos. Por isso, nossa equipe faz contato com o familiar e caso haja o interesse, estaremos aqui para fazer a Visita Virtual e acolher ambos da forma mais humanizada possível”, disse a psicóloga.

MAIS AÇÕES

A exemplo de outros hospitais Covid-19, os boletins médicos são repassados por meio de ligações das equipes responsáveis pelas internações. Entretanto, de acordo com a coordenadora de Qualidade do São Benedito, Maria de Lurdes Wollinger, a partir da próxima semana, mais iniciativas serão adotadas, visando humanizar também esse momento.

“Infelizmente estamos passando por momentos jamais vistos, onde as equipes médicas estão se doando de forma excepcional para salvar todas as vidas que chegam para nós. Todas essas dedicações aliadas às medidas de biossegurança atrapalham que os boletins médicos sejam repassados com a dedicação que os familiares anseiam. Por conta disso, a partir da próxima semana, passaremos a ofertar também o boletim presencial. Ele será realizado por agendamento e dias específicos, mas é mais uma forma de humanizarmos o acolhimento aos familiares”, finalizou.

 

 

 

Informações da Prefeitura Municipal de Cuiabá