• Home
  • Educação
  • Seduc recebe da UFMT doação de cartilhas com informações sobre a Covid-19
Foto por: Seduc-MT

Seduc recebe da UFMT doação de cartilhas com informações sobre a Covid-19

A Secretaria de Estado de Educação recebeu da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a doação de 2,5 mil cartilhas impressas com informações sobre o coronavírus – Covid-19. De forma simples e ilustrativa a cartilha foi confeccionada para atender, principalmente, o público infantil.

O conteúdo virtual da cartilha (e-book) também será disponibilizado na plataforma digital Aprendizagem Conectada.

O reitor da UFMT, Evandro Soares, explica que a cartilha faz parte da série “Pequenos Cientistas”, uma produção do MT Ciência, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado à Pró-reitoria do Campus Universitário de Sinop.

“Professores do campus de Sinop fizeram alguns materiais muito interessantes, não apenas sobre o coronavírus, mas sobre outros patógenos e achamos que seria injusto não dividir esse material com toda a comunidade mato-grossense e até mesmo de todo o Brasil. Por isso, procuramos as secretarias de educação do Estado e dos municípios para que esse material possa ser divulgado amplamente e de forma gratuita”, explicou o reitor, acrescentando que o material será disponibilizado em outros idiomas também.

Segundo o coordenador da Editora Universitária (EdUFMT), Francisco Xavier, a cartilha traz orientações de como se prevenir do coronavírus, mas, sobretudo, mostra a origem do vírus.

“É um trabalho científico, mas com uma linguagem infantil, ou seja, eles conseguiram traduzir uma linguagem complexa de forma simples. A função social da universidade é exatamente essa, produzir e traduzir o conhecimento acadêmico em conhecimento escolar. Esse processo é uma prestação de serviço da universidade e, em particular, da editora”, ressalta o coordenador.

Os e-books podem ser baixados do site da Editora Universidade. “Eles estão disponíveis para serem acessados, repassados e distribuídos nos celulares ou em computadores”, explica Francisco Xavier.

Segundo o secretário adjunto Executivo da Seduc, Alan Porto, essa parceria com a UFMT é de grande importância, pois a cartilha servirá de material complementar para os alunos.

“A cartilha consegue transmitir de forma simples e lúdica aquilo que é complexo aos olhos de muitas pessoas. Por ser um material ilustrativo, é possível entender o conteúdo apenas através das imagens”.

“Esse é um material riquíssimo. Uma cartilha orientativa, com um texto direto e objetivo e que vai ser muito útil para os alunos e pais”, observa a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Maria Luzardo.

Pequenos Cientistas

Nesta série, cientistas das mais diversas áreas do conhecimento, apresentam de forma simples, ilustrada e lúdica os conceitos necessários para que as crianças compreendam o mundo à sua volta, sob a luz do que a ciência tenha comprovado até o momento.

Mundo Invisível é um dos grupos temáticos desta série e apresenta, às crianças, os microrganismos. Seus aspectos biológicos, sua relação com a saúde e como podem prevenir as diversas doenças causadas por essas criaturas são alguns dos temas tratados nos livros que compõem este grupo temático.

 

 

 

 

Informações da SEDUC MT