Foto Reprodução

O que é Cisto Sinovial?

Por Dr.Fellipe Ferreira Valle*

O cisto sinovial é um tumor benigno que geralmente aparece como um pequeno nódulo redondo de consistência mole sobre as articulações ou tendões, especialmente nas mãos e pulsos.

Seu conteúdo é um material espesso, pegajoso, límpido, incolor e semelhante a um gel. Dependendo do seu tamanho, podem parecer firmes ou esponjosos.

Também conhecidos como cistos ganglionares, são mais comuns em mulheres, e 70% ocorrem em pessoas com idades entre 20 e 40 anos e são raros em crianças com menos de 10 anos de idade. São mais comuns na parte de trás (dorsal) do punho, mas também podem desenvolver-se na região frontal.

Não está claro por que eles ocorrem. A teoria mais amplamente aceita é a de que pequenas lesões na cápsula articular causadas por trauma ou estresse repetidos permitem que o líquido sinovial escape da articulação e forme o cisto.

É uma neoplasia benigna, sem possibilidade de conversão em lesão maligna. Na maioria dos casos é assintomática e pode desaparecer espontaneamente, não sendo necessário tratamento. No entanto, se o cisto causar dor ou perturbar o movimento articular, o tratamento é recomendado.

Um procedimento simples é imobilizar a articulação com uma tala para pressionar o cisto e evitar que a articulação se mova. Isso tenta criar um mecanismo oposto, empurrando o material do cisto de volta para dentro da articulação. Outra opção é aspirar o cisto com uma agulha, que pode ser realizada sob anestesia local em um consultório médico. Após a aspiração, o médico irá normalmente administrar uma solução para colar suas paredes e torná-lo mais difícil de preencher novamente. Este procedimento pode ter maior sucesso ainda se for guiado por ultrassonografia.

A remoção cirúrgica do cisto também pode ser realizada e tem menor taxa de recidiva do que a punção. Ela pode ser necessária se a massa é dolorosa, atrapalha a função ou causa dormência e formigamento da mão ou dedos.

FONTE: OPAS.org.br

*Fellipe Ferreira Valle é médico, formado pela Faculdade de medicina de Teresópolis- RJ. Fez residência e duas especializações em ortopedia e traumatologia (cirurgia do joelho e cirurgia de ombro e cotovelo )na Santa Casa de Belo Horizonte – MG, Membro da diretoria da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia- MT, sócio fundador da associação brasileira de ultrassonografia músculo esquelética, professor de medicina na Univag e da residência de ortopedia UNIC-HGU
Cel.: (65)996774477
E-mail: drfellipevalle@hotmail.com
fellipevalleortopedista.com/

instagram.com/dr.fellipe