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(Ilustração: Unitonevector/Getty Images)

Exercício físico. Coloque esse medicamento na sua rotina diária!!!

*Por Dr. Fellipe Ferreira Valle

Estamos chegando a dois meses desde o início da quarentena e com previsão de continuarmos por mais um bom tempo. Esse é um fato que traz muita preocupação em várias áreas do conhecimento. E entre elas a ortopedia, pois o sedentarismo, além de outros problemas, vai provocando drástica redução de massa magra e também vai comprometendo a propriocepção, que é o mecanismo responsável por nosso equilíbrio. A soma desses dois fatores aumenta também o risco de quedas e outros acidentes.

Este fenômeno da perda de massa magra, conhecido como sarcopenia(nos casos mais avançados), pode ser ainda mais grave nos idosos. Estudos recentes mostram que eles podem perder até 95 gramas de músculo por dia, enquanto um jovem perderia 14 gramas.

A forma de reduzir essa perda muscular e do equilíbrio é relativamente simples. Realize diariamente uma atividade física. Considere isso como um medicamento. Assim como o controle da pressão exige uma pílula diária, nosso corpo também necessita dessa pílula diária que é o exercício físico.

Mas como se exercitar se não devemos sair de casa, e as academias e parques estão fechados? Abaixo vou listar algumas boas opções para que possamos fazer atividades em nosso domicílio.

Procurem os professores de educação física e personais. Muitos estão disponibilizando acompanhamento à distância. Ou seja, através de uma vídeo chamada, você em sua casa e ele na casa dele. O treino acontece e vocês vão interagindo.

Assistam aulas de ginástica pela internet, youtube, Instagram, e outras plataformas. Vários profissionais estão postando materiais que ajudam bastante. E nesse caso a dica é que vejam primeiro o currículo do instrutor, se o mesmo tem formação técnica para poder dar aquele treinamento sem que o mesmo comprometa sua saúde ou te traga algum risco.

Existe um método chamado supercore muito interessante. Ele foi desenvolvido pelo professor Kenji e utiliza o próprio peso do corpo para se exercitar, não necessitando de aparelhos e possibilitando que você faça a atividade dentro de casa. Ele está dando aulas diárias às 8 hs e 18 hs, no horário de Cuiabá, através do seu Instagram @supercorebrasil ou @kenjisupercore. E caso sua opção seja por esta técnica, é importante averiguar se o treino proposto se enquadra em seu condicionamento físico atual, pois eles acompanham desde principiantes até atletas de alto desempenho.

Outra dica importante vai para aqueles que estão fazendo home office. Além do exercício físico diário, faça uma pausa no trabalho a cada uma hora, dê uma caminhada pela casa trabalhando sua respiração, se hidrate e faça um alongamento. Isto vai aumentar muito o seu desempenho no trabalho e manter seu corpo saudável durante a quarentena.

Para maiores informações, envie sua mensagem que terei prazer em respondê-la.

Fellipe Ferreira Valle é médico, formado pela Faculdade de medicina de Teresópolis- RJ. Fez residência e duas especializações em ortopedia e traumatologia (cirurgia do joelho e cirurgia de ombro e cotovelo )na Santa Casa de Belo Horizonte – MG, Membro da diretoria da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia- MT, sócio fundador da associação brasileira de ultrassonografia músculo esquelética, professor de medicina na Univag e da residência de ortopedia UNIC-HGU
Cel.: (65)996774477
E-mail: drfellipevalle@hotmail.com
Site http://www.fellipevalleortopedista.com/