Foto: Reprodução

Mercados & Negócios

Por Alexandre Xavier

É com muito prazer que iniciamos hoje com você leitor do Day News, uma jornada de construção e desenvolvimento de aprendizados profissionais. Não quero ser professore de ninguém, mas auxiliar em suas escolhas nesse competitivo e exigente mercado.

Todas as semanas teremos aqui um papo aberto sobre o tema Mercados & Negócios. Trataremos de vários assuntos relacionados. Quero convidar você a participar comigo de forma direta, ou seja, vamos juntos construir uma pauta que seja interessante para todos. Me envie sugestões de assuntos, dúvidas e também, críticas, pois o que queremos é fazer desse canal, algo que possa realmente servir como ferramenta de transformações de resultados pessoais e profissionais.

Escolhi como tema inicial, um assunto bastante propício e de grande curiosidade por parte de todos. Vamos falar sobre o Mercado de Franquias que nos últimos anos, não enxerga crises e cresce ano após ano. Para se ter uma ideia segundo a Secretaria de Política Econômica, o PIB deve ter um crescimento de 2,23% em 2020, pois a economia vem demonstrando sinais de melhora e reagindo bem.

Com esse cenário positivo da economia o Franchising cresceu em 2019, 6,9% e com a melhoria de alguns indicadores, especialmente o Índice de Confiança Empresarial o setor deve registrar em 2020, um crescimento de 8,0% em relação ao ano anterior. Isso é o que aponta o balanço prévio da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Como todo início de ano traçamos planos para esse novo ciclo quero convidar você que quer tirar seu sonho de empreender do papel, a olhar com mais atenção esse grande mercado das franquias, pois elas se mostram como boas estratégias para entrada no universo do empreendedorismo tanto para quem quer transformar seu negócio em uma rede de franquias, quanto para quem quer adquirir um negócio desse mercado.

O Franchising apresenta grandes oportunidades de investimento e muitos setores vão começar a trabalhar com esse modelo de negócio: startups de tecnologia devem começar a expandir via franquia impulsionados dentre outros fatores, pelas vendas de Games, Smartphones e Acessórios, as franquias de Comunicação, Informática e Eletrônicos também virão com tudo, sem falar nas tradicionais de alimentação, educação, saúde e demais setores, já consagrados!

As franquias apresentam o diferencial de oferecer suporte e treinamento completo aos franqueados, garantidos por lei, além da facilidade de investimento em um modelo de negócio já testado e com maturidade de mercado. Para investir em franquias, não é necessário contar com uma grande reserva financeira, uma vez que existem vários modelos e formatos para todo tamanho de bolso e de perfil de empreendedor.

É natural que, ao surgir a intenção de transformar seu negócio em uma rede, ou mesmo de abrir uma franquia, o empreendedor tenha muitas dúvidas. As preocupações vão desde como começar até em qual o melhor formato, segmento e demais informações a respeito desse poderoso mercado. Existem vários formatos que vão de lojas, quiosques, store in store, à home based que facilitam a entrada no mercado. Cada qual possui vantagens e desvantagens. O melhor formato para seu negócio vai depender de uma análise de franqueabilidade que demonstrará claramente a sua melhor opção. Mas, isso vai ficar para uma próxima pauta que certamente irá te posicionar melhor nas suas escolhas e decisões. O que posso te garantir é que você não pode e não deve desprezar esse segmento, pois com ele poderá alçar grandes voos.

Eu sou Alexandre Xavier, Consultor de Empresas e quero junto com você melhorar muito os resultados dos profissionais das pequenas, médias e grandes organizações do mercado. Fale comigo : 65 99263-8060 ou alexavierf10@gmail.com