Foto Reprodução

AMO E AMAD Promovem Mutirão do diabetes

A Associação Matogrossense de Oftalmologia (AMO) informa que realizará o 1º Mutirão do Diabetes no dia 30/11/2019 (sábado), na clínica integrada da UNIVAG das 8:00h às 12:00h, onde serão realizados 400 atendimentos gratuitos de fundo de olho em pessoas com diabetes com objetivo de diagnosticar a retinopatia diabética. As senhas serão distribuídas no mesmo dia do atendimento a partir das 7:00h. O evento contará com a participação da AMAD (Associação Matogrossense de Atenção ao Diabético) e faz parte das atividades do novembro azul que também é o mês de combate ao diabetes.
A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que compromete o olho, podendo levar a baixa da acuidade visual e se não tratada até a cegueira definitiva, sendo diagnosticada pelo exame do fundo de olho. É a principal causa de cegueira na população economicamente ativa no nosso país e no mundo.
O diabetes acomete, aproximadamente, 7% da população brasileira (14 milhões de pessoas) sendo que 46% destes não sabem que possuem a doença. A retinopatia diabética atinge 35% dos diabéticos.
A população estimada de Cuiabá e Várzea Grande é de 897.518 pessoas (IBGE), deste modo temos 62.826 diabéticos e 21.989 pessoas com retinopatia diabética o que mostra a necessidade de um maior acesso dos portadores de diabetes ao exame do fundo de olho possibilitando a prevenção, detecção e o tratamento dessa patologia.

 

 

Com informações da AMAD