• Home
  • Economia
  • Atividade econômica fecha 3º trimestre com alta de 0,91%, indica BC
Em setembro a alta do IBC-BR foi de 0,44% (filipefrazao/iStockphoto/Getty Images)

Atividade econômica fecha 3º trimestre com alta de 0,91%, indica BC

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que mede a evolução da economia brasileira, teve alta de 0,44% em setembro em relação ao mês passado. Segundo os dados do BC divulgados nesta quinta-feira, 14, no terceiro trimestre o indicador registrou alta de 0,91%. No primeiro e segundo tri, o resultado havia sido negativo.

No acumulado em doze meses o índice teve alta de 0,99%. Já na comparação com setembro de 2018, o IBC-Br subiu 2,11%.

O IBC-Br, informalmente conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto, avalia a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos setores da economia: indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador oficial, entretanto, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é divulgado trimestralmente. O PIB soma todos os produtos e serviços produzidos pelo país em um determinado período. O anúncio dos resultados do terceiro trimestre acontece no fim de novembro.

COM INFORMAÇÕES/ VEJA