• Home
  • Economia
  • Como saber quanto dinheiro você tem acumulado nas contas do FGTS?

Como saber quanto dinheiro você tem acumulado nas contas do FGTS?

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, pode anunciar a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nesta quinta-feira (18), como informou ao site Valor Econômico.

Diferente do governo Temer, que liberou apenas o fundo das contas inativas, a atual equipe econômica pretende, também, autorizar o saque das contas ativas vinculadas ao atual emprego do trabalhador contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Saiba como consultar o saldo do FGTS.

Como consultar o saldo do FGTS?

Uma das maneiras de consultar seu saldo do FGTS é pelo site da Caixa. Para acessar seus extratos, você precisará fazer um cadastro, que é bem simples.

Primeiro, você deve criar um login, que pode ser o número do seu CPF, NIS (PIS/Pasep) ou endereço de e-mail e uma senha. Feito isso, clique na opção “Cadastrar/Esqueci Senha”. Depois, deverá preencher as seguintes informações: seu nome completo, de seu pai e de sua mãe, número do CPF, RG e Título de Eleitor.

Ao término do cadastro, você conseguirá acessar seu saldo do FGTS e consultar todos os extratos, tanto das contas ativas, quanto inativas.

Pessoalmente

O trabalhador também pode consultar o extrato do FGTS presencialmente. Basta comparecer a um agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão.

Pelo aplicativo do FGTS

Também é possível consultar o valor do fundo no celular, baixando o aplicativo do FGTS, que está disponível para download gratuito, para aparelhos com qualquer sistema operacional: Android, iOS e Windows.

Para acessar o saldo pelo app, você precisará fazer um cadastro com o número do NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo do fundo, e uma senha.

Por mensagem no celular

Para receber avisos no celular sobre o depósito mensal do FGTS, o trabalhador deve informar o número do NIS (PIS/Pasep) no site da Caixa e a senha cadastrada ou a Senha Cidadão.

Na página, é possível escolher a opção de receber SMS com informações sobre o depósito mensal. Mas vale ressaltar que, quem faz essa escolha, não recebe mais o extrato bimestral em casa.

Quem pode resgatar o FGTS?

Atualmente, o trabalhador pode sacar o FGTS se for demitido sem justa causa e além da liberação, ainda recebe uma multa de 40% sobre o dinheiro depositado no fundo como indenização.

Mas também existem outras situações em que é possível resgatar o fundo: para a compra da casa própria e tratamento de doenças graves, como câncer e AIDS.

Por: Christiane Gonçalves repórter do Vix Brasil