• Home
  • Política
  • Witzel incluiu em currículo doutorado com intercâmbio em Harvard, mas nunca cursou a universidade
Governador Wilson Witzel (PSC) — Foto: Reprodução/TV Globo

Witzel incluiu em currículo doutorado com intercâmbio em Harvard, mas nunca cursou a universidade

O governador Wilson Witzel (PSC) colocou em seu currículo Lattes – plataforma na qual alunos e pesquisadores listam dados da carreira – que, em 2015, iniciou um doutorado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF), com um período de intercâmbio (“sanduíche”) em Harvard, nos Estados Unidos. Witzel, no entanto, nunca cursou a universidade americana e, segundo a UFF, onde ele é doutorando, não se inscreveu para concorrer à bolsa para estudar em Harvard.

A informação foi revelada nesta quarta-feira (22) pelo jornal O Globo.

O currículo foi atualizado em 2016, quando Witzel ainda era juiz federal. Dois anos depois, ele pediu exoneração e se candidatou ao governo do Rio de Janeiro.

Na descrição do currículo, Witzel publicou o nome do orientador na universidade de Harvard, uma das mais conceituadas no mundo: Mark Tushnet. Quando a pessoa preenche o currículo na plataforma Lattes, ela assina um termo de responsabilidade sobre a veracidade das informações declaradas.

O currículo Lattes de Witzel  — Foto: Reprodução internet

O currículo Lattes de Witzel — Foto: Reprodução internet

 

Em nota, o governo informou que “não há erro no currículo” e que, “em seu projeto inicial, ele incluiu a possibilidade de aprofundar os estudos em Harvard, projeto interrompido pela campanha ao governo do Estado, em 2018, quando se encerram as inscrições para a universidade norte-americana”.

Ainda segundo a nota do governador, a” última atualização feita no currículo foi no dia 8 de abril de 2016″ (veja a íntegra da nota no fim da reportagem). Witzel tem até o final do mês de agosto para defender sua tese na UFF. No momento, “ele ainda estaria fazendo a seleção de banca para o projeto dele”, disse a assessoria.

Veja a íntegra da nota do governo:

Não há erro no Currículo Lattes do governador Wilson Witzel.

Em seu projeto inicial de doutorado, ele incluiu a possibilidade de aprofundar os estudos em Harvard, projeto interrompido pela campanha ao governo do Estado, em 2018, quando se encerram as inscrições para a universidade norte-americana.

A última atualização feita no currículo foi no dia 8 de abril de 2016.

Quando o governador iniciou o doutorado atuava como juiz federal e não tinha como prever que o projeto de estudar em Harvard poderia ser adiado em razão da eleição.

A banca de doutorado será marcada para os próximos meses, na UFF (Universidade Federal Fluminense).”

Por G1 Rio