• Home
  • Alô Prefeito
  • Desabamento de casa histórica não afeta Misc; prefeito lamenta acidente
MISC - Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - Foto Luiz Alves/Sicom

Desabamento de casa histórica não afeta Misc; prefeito lamenta acidente

A casa, antiga Gráfica do Pepe, é propriedade privada e não está inclusa no pacote do Pac Cidades Históricas

A Prefeitura de Cuiabá informa que o desabamento de uma residência ao lado do Museu de Imagem do Som de Cuiabá (Misc) não oferece nenhum risco à estrutura do casarão. Isso porque a empresa responsável por sua reforma, concluída em 2018, já havia identificado problemas estruturais no imóvel vizinho, tomando todas as medidas necessárias para preservar o Museu.

A casa, antiga Gráfica do Pepe, é propriedade privada e não está inclusa no pacote do Pac Cidades Históricas.

Diante do ocorrido, contudo, um engenheiro da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, foi enviado ao local para monitorar a situação.  De acordo com o titular da Pasta, Francisco Vuolo, a queda da casa atingiu fios de eletricidade, causando falta de energia em toda a rua. Este, portanto, é o único impacto sofrido pelo Museu em decorrência do acidente.

O Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta o desabamento, classificado por ele como uma perda para história de Cuiabá, que completa 300 anos no próximo mês de abril. “Embora seja motivo de tristeza o que aconteceu com a edificação, agradecemos que nenhuma pessoa estivesse dentro da casa ou tenha sido atingida pelos escombros”, disse.

Vuolo explica ainda que a ocorrência deverá ser acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Com informações de André Garcia Santana – Sicom|Cuiabá