EcoCuiabá 2020 é apresentada em Brasília

A conferência foi aprovada recentemente pela Comissão de Relações Exteriores do Senado

Aos ministros do Turismo e de Meio Ambiente, Vinícius Lummetz e Edson Alves, foi apresentado o projeto da conferência EcoCuiabá 2020 na terça-feira (19). O evento, que colocará a capital mato-grossense no centro do debate acerca da sustentabilidade no mundo, foi levado à Brasília pela equipe da Prefeitura de Cuiabá, que busca por apoio na realização do encontro, o maior do setor na América Latina.

O assessor estratégico de Sustentabilidade, Alex Vieira, lembra que a conferência foi aprovada recentemente pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. “A ação marca a entrega de um novo município, com legislações, políticas, ações aliadas ao ideal de sustentabilidade. Além desses benefícios, o turismo e a economia local também serão incrementados pelas propostas.”

Também participaram da reunião o futuro ministro de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra e o secretário nacional de Estruturação para o Turismo, Totó Parente. Na ocasião, as autoridades garantiram apoio à organização.

De acordo com Alex, a gestão segue as diretrizes anunciadas em campanha pelo prefeito Emanuel Pinheiro, atuando para construir uma cidade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. “Dentro desses preceitos, investimos continuamente em ações de curto, médio e longo prazo, que busquem a melhoria continua da qualidade de vida dos cidadãos.”

Neste contexto é importante destacar o desenvolvimento de ações como o plantio contínuo de árvores; ampliação do tratamento de esgoto; projeto de despoluição do Rio Cuiabá; criação de parques municipais, como o parque da família e o parque da Morada do Ouro; e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Capital, que irá ampliar a coleta seletiva e beneficiar um maior número de coletor de resíduos atendidos.

“Todas essas ações fazem parte de um projeto macro da Prefeitura de Cuiabá, que é tornar-se referência em Cidade Sustentável, servindo de exemplo para todo o país. Assim, a EcoCuiabá 2020 consolidará a proposta da nova cidade que vem sendo construída. Uma cidade que vem buscando todas as soluções para se desenvolver de maneira ordenada e correta.” reforça Alex.

 

Com informações de André GArcia Santana – Sicom|Cuiabá