Conferência Nacional de Saúde Indígena

Durante os dias: 11,12 e 13 de dezembro, a Secretaria Especial Saúde Indígena- SESAI, através do Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI Cuiabá realizou a Etapa Distrital da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, com a presença dos 128 delegados eleitos em suas aldeias, nas etapas locais.


Fizeram parte da composição de mesa: Sra. Vera Lopes- Representando a SESAI
Dr. Argon Norberto Hachmann – Coordenador do DSEI Cuiabá e Coordenador Geral das Etapas Locais e Distrital da Conferência Nacional de Saúde Indígena
Sr. Benedito Garcia – Coordenador Regional da FUNAI Cuiabá
Sr. Valdomiro Rodrigues Soares – Presidente do CONDISI Cuiabá
Sr. Tarcilo Zomoizokae- Vice Presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso- FEPOIMT
Sr. Guilherme Chaves- Coordenador Regional da Fundação São Vicente de Paulo
Sr. Silvio Peruare- Secretário Geral da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena- Etapas locais e Distrital
Sra. Eloenia Leandro Ararua- Vice Presidente da Associação de Mulheres Indígenas do Estado de Mato Grosso, além de assessores indígenas, caciques e lideranças representando as 10 Etnias que estão sob a jurisdição do DSEI Cuiabá.

De acordo com o Coordenador Distrital Argon Norberto Hachmann, para chegarmos à está etapa Distrital, foram realizadas 13 etapas locais em aldeias e povos diferentes e os indígenas foram os grandes protagonistas em todo esse processo. “Quero parabenizar e agradecer a todos os caciques, pajés, conselheiros locais, lideranças, professores e trabalhadores de saúde. Juntos somamos conhecimento, força e dedicação para melhorarmos cada vez mais a saúde indígena”.
O coordenador regional da Fundação São Vicente de Paulo- Guilherme Chaves ressalta que as conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva. “Em nome da Fundação São Vicente de Paulo, me sinto honrado em participar dessa construção, que tem como objetivo buscar melhorias para as comunidades indígenas”.

Saiba mais:
http://portalms.saude.gov.br
www.fundacaosvposs.com.br

 

 

Com informações de Patrícia Ferreira.