A entrada é franca e as apresentações, nas duas noites, que inclui o maestro Alberto Midon, se iniciam às 19h - Foto Vicente Aquino/Sicom|Cuiabá

Cantata de Natal 2018 acontece neste fim de semana

A entrada é franca e as apresentações, nas duas noites, que inclui o maestro Alberto Midon, se iniciam às 19h

Com dois dias de apresentação na Orla do Porto – sábado (15) e domingo (16) –, o espetáculo musical “Quase lá” da Cantata de Natal, fruto da parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, leva ao palco mais de 500 vozes, este ano. O evento marca o início da programação natalina.  A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas prestigiem as apresentações.

A entrada é franca e as apresentações, nas duas noites, que inclui o maestro Alberto Midon, se iniciam às 19h. As músicas, de acordo com coordenador do Coral da Igreja Adventista, Pastor Richard Ogalha, obedecem a uma sequência que conta a história de Jesus, desde seu nascimento, passagem pela terra e a ressurreição. “O intuito é levar a verdadeira essência do Natal para as pessoas, mostrando o real sentindo da celebração desta data”, frisa o coordenador.

Além do Coral da Adventista, também sobem ao palco os integrantes do Coral Municipal que protagonizarão o show final da Cantata. O grupo da Prefeitura também participa da Camerata de Cordas do Instituto Boca de Arte, com duas canções populares brasileiras e outras três mato-grossenses.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, destaca que o evento ficou inativo por mais de uma década e a gestão, com intuito de promover a cultura local e valorizando os artistas, não mediu esforços para “renascer” esse tradicional espetáculo.

”O prefeito, como ele mesmo declara, ama Cuiabá e não mede esforços quando o assunto é melhorar a vida dos cuiabanos. E promover a cultura faz parte disso. Assim, não poderíamos deixar de resgatar esse lindo espetáculo natalino. Venham prestigiar e nos ajudar nesta missão de transformar Cuiabá”, lembra Vuolo.

Serviço:

Assunto: Cantata de Natal

Data: sábado (15) e domingo (16)

Horário: a partir das 19h

Local: Orla do Porto

Rota alternativa e itinerário especial garantem segurança e comodidade das famílias na Cantata de Natal

Condutores devem seguir pelo Mercado do Porto, não podendo fazer a conversão pela lateral do Museu do Rio; Linha 313 faz parada na Praça Luiz Albuquerque

Garantindo o ordenamento do trânsito, a segurança e comodidade para as famílias que vão curtir os espetáculo da Cantata de Natal 2018, a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana estará posicionada nas vias do entorno da Orla do Porto, durante as duas noites do evento –  15 e 16 de dezembro, a partir das 19h.

A mobilização acontece entre as Avenidas 8 de abril com a Beira Rio. Neste ponto, terá uma rota alternativa, para evitar congestionamentos na região. Segundo o diretor de Trânsito Michell Diniz, quem trafega da Ponte Nova sentido ao Porto, no cruzamento das duas avenidas – altura do semáforo do Aquário –  deve seguir pelo Mercado do Porto, não podendo fazer, neste horário do espetáculo, a conversão pela lateral do Museu do Rio.

“A rota alterativa garante o bom fluxo do trânsito. Mas para que não tenhamos grandes transtornos, orientamos que o público que vai assistir a Cantata, não deixe para se dirigir ao local, em cima do horário, saiam de casa com antecedência. Isso melhora o tráfego e evita acidentes no percurso”, observa Diniz.

Soma-se à ação, o reforço do transporte público. Para atender à população usuária do serviço e que quer fazer parte da festa, a linha universitária 313 (CPA – Centro – Porto) estenderá seu itinerário até a Praça Luiz Albuquerque, conhecida como Praça do Porto.

De acordo com o diretor de Transporte Público, Nicolau Budib, a linha, ao em vez de fazer o retorno no Banco Itaú da Avenida 15 de Novembro e voltar para o Centro, segue até a Praça – embarque e desembarque – retornando pela Beira Rio, sentido Supermercado Atacadão, passando pelo Centro e retornando ao CPA. O itinerário especial começa funcionar a partir das 17h, dos dois dias de espetáculo.

Corrida da Orla Cuiabá –  Além da Cantata, a equipe da Semob estará presente na Corrida da Orla Cuiabá, que acontece no domingo (16), com largada às 7h, na Praça do Museu do Rio. O percurso de 7,5 km será realizado pelos corredores da região e será todo acompanhado pelos agentes de trânsito.

Após a largada, os participantes percorrerão a Avenida 15 de Novembro, na contramão, passando pela Rua Major Gama e voltando à 15 de novembro, até a Rua General Osório, Joaquim de Albuquerque, retornado à Orla do Porto. Neste ponto, seguem sentido à Ponte Nova, chegando na marginal da Avenida Miguel Sutil, altura da loja Dé Alto Center, voltando pela mesma avenida, na contramão, até a linha de chegada, no Museu do Rio.

Quem estiver circulando pela região da Prainha, neste horário, para ter acesso região do Porto, deve fazer as conversões pela Rua Dom Bosco. “As vias dos percursos sofrerão bloqueios temporários, alternando de acordo com o andamento da Corrida. A 15 de Novembro não ficará bloqueada para quem estiver trafegando no sentindo de linha reta. O condutor não poderá somente cruzá-la para acessar as vias que fazem encontro com ela,” orientou o diretor Michell.

Michell também orienta os inscritos no processo seletivo da Educação, que farão as provas neste domingo. “Atentem-se ao horário da prova, saiam de casa com bastante antecedência. Ele reforça essa orientação, principalmente, para o que vão precisar trafegar nessas vias do percurso da Corrida. “É de suma importância que prestem atenção nesse percurso, não deixando para seguir viagem em cima do horário, pois em dias de eventos assim, temos que contar com os possíveis imprevistos”, acrescentou Diniz.

Com informações de Luciana Souza – Sicom|Cuiabá