• Home
  • Transito
  • Mato Grosso tem até 31 de dezembro para implantar Placa Mercosu
Nova placa tem bandeira do Brasil, mas perdeu os brasões do estado e do município, que constam na imagem - Foto Divulgação Ministério das Cidades

Mato Grosso tem até 31 de dezembro para implantar Placa Mercosu

Apesar do prazo estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a implantação das novas placas veiculares, no modelo Mercosul, terminar neste sábado (01.12), Mato Grosso e outros 12 Estados poderão cumprir a determinação até o dia 31 de dezembro deste ano.

A prorrogação foi estabelecida em reunião na manhã de sexta-feira no CONTRAN, que definiu alterações na Resolução nº 729 de 2018, que estabelece o sistema de Placas de Identificação de Veículos padrão Mercosul.

Além de Mato Grosso, também foram beneficiados com a prorrogação os Estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Tocantins, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Apesar de todas as responsabilidades atribuídas ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) terem sido cumpridas, o projeto não havia sido concluído.

A resolução prevê que todos os Fabricantes de Placas de Identificação Veicular e as Empresas Estampadoras de Placas de Identificação Veicular sejam credenciados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) o que, no Estado, até o momento não aconteceu.

Segundo o presidente do DETRAN-MT, José Eudes Malhado, o projeto “realmente representa um avanço na área de registro e identificação de veículos com perspectiva de evolução em ações de segurança pública. O Detran entende a importância, mas implementará quando da confirmação da disponibilidade e segurança na prestação do serviço a todo o cidadão mato-grossense”.

 

As informações são da Assessoria do Detran/MT