• Home
  • Leitura Dinâmica
  • Saúde Indígena : Presença maciça dos conselheiros na 21ª Reunião Ordinária do CONDISI Cuiabá

Saúde Indígena : Presença maciça dos conselheiros na 21ª Reunião Ordinária do CONDISI Cuiabá

O Conselho Distrital de Saúde Indígena de Cuiabá – CONDISI Cuiabá, realizou na última semana (de 14 a 16) de agosto a sua 21ª Reunião Ordinária, estiveram presentes os 32 Conselheiros Distritais de Saúde Indígena,que são divididos pelos segmentos: Usuário, Governo/Prestador de Serviço e Trabalhador de Saúde. Presentes também Caciques e Lideranças Indígenas, além de servidores da área técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI Cuiabá.

A mesa foi composta por Valdomiro Soares -Presidente do CONDISI Cuiabá, Tupy Myky- Vice Presidente do CONDISI Cuiabá, Prof. Argon Norberto Hachmann – Coordenador do DSEI Cuiabá,  Marcio Carlos- Representando a FUNAI Cuiabá, Reginaldo Araujo- Representando a UFMT,  Viviane Frateschini – Representando a SES-MT,  Tarcilo Paresis- Vice Presidente da FEPOIMT e  Angela Costa- Coordenadora da Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil de Mato Grosso.

Dentre os assuntos abordados destaca-se: Modelo de gastos dos Recursos da Saúde Indígena; Apresentação do Edital de chamamento público; Histórico de renovação dos Convênios e Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Trabalho; Contextualização e avaliação do atual Processo de Trabalho do DSEI Cuiabá e  Transição do Convênio de Saúde da SPDM para a Fundação São Vicente de Paula.  Na oportunidade, todas as dúvidas referentes a essa transição foram sanadas.

Os Conselheiros Distritais de Saúde Indígena tem um papel de suma importância, pois são eles os responsáveis pela fiscalização das ações de atenção a saúde realizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI, bem como sugerir propostas que visam melhorias na qualidade da saúde das comunidades Indígenas.

O Conselho Distrital de Saúde Indígena de Cuiabá – CONDISI Cuiabá, representa 10 Etnias, que estão sob a Jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI, são elas: Kurâ (Bakairí), Boe (Bororo), Haliti (Paresi), Chiquitano, Balatiponé (Umutina), Guató, Enawene Nawe, Myky, Irantxe e Nambikwara, esses povos estão presentes em 18 municípios do estado de Mato Grosso,são eles: Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Nobres, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, Porto Esperidião, Brasnorte, Comodoro, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Lacerda, Conquista D` Oeste, General Carneiro, Paranatinga e Planalto da Serra. Atualmente, a população Indígena está estimada em: 6.913 (seis mil, novecentos e treze). São povos com diferentes línguas,divisões territoriais, costumes e culturas.

O Sr. Valdomiro Soares- Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Cuiabá – CONDISI Cuiabá, ressalta a importância da participação de todos os membros do conselho, uma vez que os serviços realizados devem ter a avaliação dos mesmos, pois isso impacta diretamente na vida da população Indígena.

O Prof. Argon Norberto Hachmann- Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI Cuiabá, agradeceu a todos pela presença e contribuição nos trabalhos, disse que o sucesso das ações de saúde realizadas, só é possível graças a união dos conselheiros, caciques, lideranças e trabalhadores da saúde Indígena dos 10 povos, pois,os desafios são grandes, mas com o empenho e dedicação de todos, faremos ainda mais em prol da saúde Indígena.

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br

Visite o Facebook do CONDISI: CONDISI CUIABÁ

DSEI CUIABÁ

EndereçoRua Rui Barbosa, 282 – Goiabeiras, Cuiabá – MT, 78032-040

Telefone(65) 3624-1050

 

As informações são de  Patricia Ferreira

Comentários

0 Comentários

DÊ A SUA OPINIÃO!