• Home
  • Alô Prefeito
  • Inovação e Comunicação. O novo desafio de Junior Leite na administração de Cuiabá
Junior Leite - Secretário de Inovação e Comunicação de Cuiabá

Inovação e Comunicação. O novo desafio de Junior Leite na administração de Cuiabá

Valdir Leite Cardoso, popularmente conhecido como Junior Leite é administrador de empresas e oriundo da iniciativa privada.

Se rotulando como um profissional movido a desafios, Júnior carrega em seu perfil, desde sua juventude, um talento nato para o empreendedorismo. E foi por causa dessa característica que o jovem gestor construiu uma sólida caminhada nos mais variados segmentos empresarias de Mato Grosso, destacando-se na esfera do entretenimento e da construção civil.

É mais um profissional que prova a possibilidade do exercício de uma atividade profissional diversa da sua formação acadêmica. Na administração do prefeito Emanuel Pinheiro Junior já acumulou cargos em áreas distintas. Começou como adjunto de Cultura,Esporte e Turismo, esteve como Secretário Extraordinário dos 300 anos( função que ainda acumula)  e atualmente responde pela Secretaria de Inovação e Comunicação.

Segundo ele, a determinação recebida do prefeito Emanuel Pinheiro é a de “muito realizar e pouco gastar”, assim uma de suas principais ações é a constante  busca de parcerias com outros entes do poder público e com a iniciativa privada, para a implantação de diversos projetos estratégicos, dentre os quais cita a conquista  do convênio de 13 milhões em investimento na educação com a Microsoft; Natal iluminado na Praça Alencastro e Réveillon da Orla 2017; Carnaval da Orla de 2017 e 2018; aniversário de Cuiabá dos 298 e 299 anos.

Além dos eventos consolidados, Leite está à frente também da gestão de ousados projetos arquitetônicos e executivos para as obras estruturantes da Cuiabá 300.Cita como exemplos a construção de 2 novos  viadutos, contorno Leste, Mercado Municipal, Orla 2 e Cais do Porto, Morro da Luz e  Torre dos 300 anos. Seguindo,destaca a   revitalização da Avenida Mato Grosso, implantação dos dois relógios dos 300 anos, sendo o da Avenida Mato Grosso já instalado, e na Praça 8 de Abril (obra em execução e com previsão para entrega à população nos próximos meses).

Além destes, Júnior acompanha mais 18 projetos, que contemplarão Cuiabá, nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte, e a bela iniciativa na infraestrutura do transporte público: a instalação de 82 novos pontos de ônibus, onde contêineres estão sendo transformados em modernas paradas dos coletivos, seguindo como base os conceitos de sustentabilidade e conforto aos usuários já estabelecidos a partir da edificação da inovadora Estação Alencastro.

O desafio da Comunicação

Destaca que todo governo tem por obrigação tornar público o que fez, o que faz e o que fará. Não é só um dever do executivo, mas um direito dos cidadãos. É um dos cinco princípios da Constituição Federal para a administração pública, seja municipal, estadual ou federal. O governante tem de agir dentro da lei, ter moralidade, ser eficiente, impessoal e, por força da Lei Magna, precisa divulgar suas ações. A publicidade é um instrumento de transparência da gestão pública, para dar validade aos atos oficiais e para que o povo possa exercer o controle social, usando-a como arma contra a corrupção.

Com essa premissa a maximização dos recursos orçamentários vem sendo um grande desafio, considerando estarem os valores dos contratos para esse fim defasados, com  mais de 4 anos de vigência.

Cuiabá é cidade formada por bairros espalhados,  um morador do Pedra 90 normalmente não sabe o que a prefeitura está fazendo no Santa Amália. Então a informação de ações de melhorias, aliadas às campanhas de arrecadação de IPTU, vacinação, conscientização contra queimadas e combate a endemias são demandas frequentes.”

Finalizando a entrevista, Junior Leite destacou a importância da coesão e da linguagem única da equipe de secretários que auxiliam o prefeito Emanuel Pinheiro, destacando também o empenho dos servidores da Secretaria de Inovação e Comunicação para que essa missão seja cumprida a contento.

 

Por Jeverson Missias – Da Redação