• Home
  • Política
  • Manifestantes do MST chegam a Brasília para atos pró-Lula
© Sérgio Lima/Poder360 Manifestantes de mais de 8 regiões do Brasil vão em direção ao centro de Brasília

Manifestantes do MST chegam a Brasília para atos pró-Lula

Manifestantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) chegaram ao centro de Brasília após 4 dias de caminhada. Os integrantes marcham a favor da libertação e da viabilização da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o MST, cerca de 5.000 pessoas de 3 colunas –grupos de adeptos à causa– saíram de várias regiões ao redor do país e se concentraram em Formosa (GO) para dali percorrer 50 a 90km até a capital federal. No caminho, os militantes tinham o objetivo de conversar com moradores locais sobre o movimento.

As colunas que formam o ato são: Prestes, do Sul e Sudeste; Tereza Banguela, do Centro Oeste e Ligas Camponesas, do Nordeste. Slide 1 de 10: Manifestantes vão em direção ao centro de Brasília                                                                                       © Sérgio Lima/Poder360

Manifestantes vão em direção ao centro de Brasília

O grupo aguarda a oficialização da candidatura do ex-presidente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até a 4ª feira (15.ago.2018). Neste dia, está previsto para às 14h o encontro dos manifestantes em frente ao órgão.

Em decorrência das manifestações, Brasília teve engarrafamentos de até 26 km pela manhã. O grupo se concentrará nas áreas próximas ao estádio Mané Garrincha.

Registro de Lula

O PT fará o registro da candidatura de Lula nesta 4ª feira (15.ago), limite do prazo no TSE. A expectativa é a de que o registro seja impugnado pela Lei da Ficha Limpa, já que Lula foi condenado em 2ª Instância a 12 anos e 1 mês no caso do tríplex do Guarujá (SP), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula está preso desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad deve assumir a chapa, com Manuela D’Ávila (PC do B) como candidata a vice.

 

Com informações de Poder 360