Povos Indígenas e Quilombolas são homenageados em Brasilia

Indígenas e Quilombolas de Mato Grosso – em comemoração aos 300 anos de Cuiabá –  foram homenageados em sessão solene da Câmara dos Deputados.

Requerida pelo Deputado Federal Prof. Victório Galli, a sessão teve o objetivo dar  visibilidade às causas Indígenas e Quilombolas, alem de reconhecer seu valor histórico e cultural. Na ocasião, estavam presentes Indígenas de vários Povos de Mato Grosso, o Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá Prof. Argon Noberto Hachmann, caciques, lideranças Indígenas, liderança dos estudantes acadêmicos Indígenas e  Antonio Campos Coordenador de Atenção Primária da Secretaria Especial de Saúde Indígena- SESAI.

Deputado Victório Galli , Argon Norberto Hachmann- Coordenador do DSEI Cuiabá ,Arnaldo Zunizakae – Representando o Povo Paresi ,Edimar Roaribo Kajejeu – Representando o Povo Bororo,
Valdomiro Soares – Presidente do CONDISI Cuiabá e Representando o Povo Bakairí eKelsimone de Almeida e Silva- Representando os Povos Quilombolas – Foto Patricia Ferreira

Durante a Sessão os Indígenas e Quilombolas foram homenageados por serem os primeiros habitantes de Cuiabá, por suas lutas em defesa do seu povo, das suas crenças, culturas e tradição. Foi apresentado um vídeo com duração de 10 minutos, onde mostra alguns projetos de agricultura, pecuária, piscicultura, criação de galinhas e porcos, dentre outros. Esses projetos foram realizados em  aldeias da Etnia Paresi, valorizando o pequeno produtor indígena, respeitando suas especificidades culturais, bem como as nascentes existentes em seus territórios e o meio ambiente como um todo.

Na oportunidade foi  protocolado o pedido de criação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados  para trabalhar na elaboração e efetivação de políticas de desenvolvimento da  Sustentabilidade dos Povos Indígenas do Cerrado.

O que é o Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI ?

Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena- SasiSUS. Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

No Brasil, são 34 DSEI’s divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Em Mato Grosso, são 05 DSEI’s, são eles: Araguaia, Cuiabá, Kayapó MT, Xingú e Xavante.

Além dos DSEI’s, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os Polos base e as Casas de Saúde Indígena- CASAIS.

Polo Base

Com o objetivo de atender grande parte das demandas de saúde das comunidades indígenas, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas- DSEIs possuem Polos Base para o atendimento dos indígenas. Os polos são a primeira referência para as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena- EMSI que atuam nas aldeias.

Cada Polo Base cobre um conjunto de aldeias. No Brasil, os 34 DSEIs abrigam 351 Polos Base.

O DSEI Cuiabá é responsável por 10 etnias,são elas: Kurâ (Bakairí), Boe (Bororo), Haliti (Paresi), Chiquitano, Balatiponé (Umutina), Guató, Enawene Nawe, Myky, Irantxe e Nambikwara, esses povos estão presentes em 18 municípios do estado de Mato Grosso, que possui um total de 43 Etnias.

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br

DSEI CUIABÁ

EndereçoRua Rui Barbosa, 282 – Goiabeiras, Cuiabá – MT, 78032-040

Telefone(65) 3624-1050

 

Com informações de Patricia Ferreira

Comentários

0 Comentários

DÊ A SUA OPINIÃO!