• Home
  • Alô Prefeito
  • Obra segue cronograma e Parque dos Trabalhadores deverá ser finalizado no próximo ano
A área possui uma extensão de aproximadamente 20 hectares e está localizada no Distrito Industrial - Foto Luiz Alves/Sicom|Cuiabá

Obra segue cronograma e Parque dos Trabalhadores deverá ser finalizado no próximo ano

Avançando de acordo com o planejamento de execução estabelecido inicialmente, no intuito de assegurar a entrega de um espaço totalmente reformulado nos 300 anos da Capital. Assim caminha a obra de construção do Parque dos Trabalhadores, que vem sendo realizada pela Prefeitura de Cuiabá, no Distrito Industrial. Lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro em abril deste ano, o trabalho de edificação da nova estrutura acontece como ponto de partida dentro da proposta de descentralização das áreas de lazer.

O espaço possui uma extensão de aproximadamente 20 hectares e garantirá momentos de socialização e diversão para milhares de famílias da região Sul de Cuiabá. Além de um total processo de arborização, o local receberá também a instalação de uma academia ao ar livre, pista de caminhada, pista de skate, mirante, restaurante, e outros diversos benefícios. Todas as etapas serão efetuadas por meio de mão de obra da própria administração municipal.

Nas últimas semanas, o local passou por um completo processo de limpeza, eliminação de todo esgotamento, que desaguava na área, e alinhamento do terreno. A partir de agora, a obra entra em uma nova fase e, já na próxima segunda-feira (25), a equipe de servidores passa a atuar no paisagismo de toda a margem da lagoa. Na sequência, seguindo a programação do cronograma de atividades, terá início o procedimento de edificação estrutural, fazendo com que o Parque dos Trabalhadores comece a ganhar forma.

“A construção do Parque dos Trabalhadores segue conforme planejamos e tem sua entrega assegurada para o ano do tricentenário de Cuiabá. Acabamos de finalizar a etapa de limpeza e eliminação do esgoto que corria a céu aberto no local que, apesar de ser um serviço importante para o prosseguimento, não causa tanta euforia em quem vê de fora. Todavia, a população pode ficar tranquila que, no próximo ano, terá mais um espaço para desfrutar com a família e amigos. Na segunda-feira (25) começaremos a realizar o paisagismo da margem da lagoa com pedras e, finalizando essa parte, entramos na estruturação”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A concepção de novos espaços de recreação faz parte do pacote de medidas adotadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro com o objetivo de elevar a qualidade de vida do cidadão cuiabano, promovendo o embelezamento da cidade, a inclusão social, e a democratização do acesso aos benefícios ofertados pelo poder público. Dentro desse plano, além do Parque dos Trabalhadores, o Município está trabalhando também na criação do Parque Municipal, que atenderá moradores de bairros como Terra Nova, Canjica e Bela Vista, bem como na construção e revitalização de diversas praças públicas distribuídas ao longo da cidade.

No caso do Parque Municipal, a implantação acontece em uma área com cerca de 32 mil metros quadrados e recebe o investimento de R$ 1,8 milhão. Todo o recurso está sendo aplicado pelo Pantanal Shopping, por meio de uma medida compensatória do Estudo de Impacto de Vizinhanca (EIV) e Relatorio de Impacto de Vizinhança (RIV) aprovado em dezembro de 2017 e publicado no Diário Oficial em Janeiro de 2018. O parque contará com trilhas internas para caminhada, campo de futebol, iluminação com lâmpadas LED, bancos, e outros equipamentos. Também será implantado um espaço denominado “Estação Saúde”, que oferecerá aos frequentadores vários tipos de aparelhos voltados para a prática de exercícios físicos.

“O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu essa missão de criar e reestruturar áreas que estão localizadas em regiões mais afastadas do Centro Histórico e que podem servir para o avanço no bem-estar da população. Nesse sentido, as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano estão unindo esforços e levando esse tipo de intervenção para dezenas de bairros. Cuiabá possui muitos espaços que podem ser melhores aproveitados e é para isso que estamos nos empenhando. Vamos garantir que toda a população tenha o acesso facilitado à saúde e ao lazer”, afirma o secretário.

 

Com informações de Bruno Vicente – Sicom|Cuiabá