• Home
  • Educação
  • Ranking com melhores universidades do mundo destaca 4 brasileiras
© USP Cidade Universitária, USP

Ranking com melhores universidades do mundo destaca 4 brasileiras

Um novo ranking divulgado pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, classifica as mil melhores universidades do mundo.

Em primeiro lugar se destaca a Universidade de Harvard. A instituição é seguida pela Universidade de Stanford (2º), pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (3º), pela Universidade de Cambridge (4º) e pela Universidade de Oxford (5º).

A Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira com a melhor classificação: 77º lugar. Ano passado, ela estava na 145ª posição. Além de subir 68 posições, a instituição continua sendo a melhor da América Latina.

Outras brasileiras aparecem no ranking: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 298ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 360ª; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 372º lugar.

O ranking é elaborado desde 2012, avalia 18 mil universidades e leva em consideração oito indicadores: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais, empregabilidade, quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais, pesquisa, publicações, artigos publicados em publicações especializadas e citações.

 

Com informações do Guia do Estudante