• Home
  • Cidades
  • Cuiabá acolhe mais 30 venezuelanos refugiados
Jana Pessôa

Cuiabá acolhe mais 30 venezuelanos refugiados

 

Por Jeverson Missias – Da Redação

Na manhã desta terça-feira (15.05), 30 venezuelanos chegaram em Cuiabá. Eles vieram de Boa Vista, Roraima, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foram recebidos no Centro da Pastoral para Migrantes e fazem parte da operação de interiorização. A ação é realizada pelo Governo Federal, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Esse é o segundo grupo de venezuelanos que chegam em Cuiabá. No dia 06 de abril deste ano, 69 migrantes foram acolhidos na capital mato-grossense, destes, 22 já estão em postos de trabalho. De acordo com a pastoral, muitos deles já conseguiram emprego e estão morando em casas alugadas, na capital, outros foram para Santo Antônio de Leverger, Jaciara e Nova Ubiratã para trabalhar em fazendas.

A interiorização é uma estratégia adotada pelo Governo Federal, com apoio técnico de agências das Nações Unidas (ACNUR e OIM), para proporcionar melhores condições aos migrantes venezuelanos que querem viver e trabalhar no Brasil. Os migrantes ficam na Pastoral por um período de 45 dias. Esse é uma etapa de adaptação à cidade e também período de inclusão.

Por Jeverson Missias – Da Redação