Dsei Cuiabá realiza evento educacional e cultural indígena em escolas públicas

Nos dias 16 e 17 desse mês, o DSEI- Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá através do Coordenador Prof. Argon Noberto Hachmann realizou um Evento Educacional e Cultural Indígena em algumas escolas públicas de Cuiabá,  com o objetivo de proporcionar uma integração entre os indígenas e os alunos da nossa cidade, ensinado a eles um pouco da cultura da Etnia Umutina/ Balatiponé. O evento ocorreu em algumas escolas públicas de Cuiabá, são elas: Escola Municipal Joana Dark, Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes e Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral e contou com a presença em massa dos alunos, professores, coordenadores e funcionários , que ficaram maravilhados com a riqueza da cultura indígena. Alem das apresentações de danças, foram realizadas rodadas de conversa, onde todos puderam tirar suas dúvidas sobre a cultura indígena, seu modo de vestir, suas crenças, como pensam e como vivem, alem de oficinas de arco e flecha e pinturas corporais.

Esse evento Educacional e Cultural Indígena foi realizado em parceria com a FUNAI, OPAN,  Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado e Secretaria de Estado de Educação, e é uma das ações da nova gestão do Dsei Cuiabá, que tem como foco promover a saúde através dos seus fatores determinantes e condicionantes,que são, dentre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essências.

O que é o DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena ?

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

No Brasil, são 34 DSEI’s divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Em Mato Grosso, são 05 DSEI’s, são elas: Araguaia, Cuiabá, Kayapó MT, Xingú e Xavante.

Além dos DSEI’s, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os Polos base e as Casas de Saúde Indígena (CASAIS).

O DSEI Cuiabá é responsável por 10 etnias,são elas: Kurã (Bakairi), Boe(Bororo), Haliti (Paresi), Chiquitano, Balatiponé (Umutina), Guató, Enawene Nawe, Myky, Irantxe e Nambikwara, esses povos estão presentes em 18 municípios do estado de Mato Grosso, que possui um total de 43 Etnias.

 

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br

DSEI CUIABÁ

EndereçoRua Rui Barbosa, 282 – Goiabeiras, Cuiabá – MT, 78032-040

Telefone(65) 3624-1050

 

Com informações de Patricia Ferreira – DSEI Cuiabá