• Home
  • Polícia
  • Quadrilha rouba 5 milhões de dólares no Aeroporto de Viracopos. PF diz que dinheiro iria para a Suiça
Área do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas - Foto Robson Fernandes/Agencia Estadado/Gedoc

Quadrilha rouba 5 milhões de dólares no Aeroporto de Viracopos. PF diz que dinheiro iria para a Suiça

Em uma ação cinematográfica que durou 6 minutos, cinco homens armados com fuzis entraram no aeroporto. Nenhum tiro foi disparado e ninguém ficou ferido.

Um grupo com pelo menos cinco homens armados com fuzis invadiu a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite do domingo (4), e roubou um malote de cerca de 5 milhões dólares em espécie, segundo a Polícia Federal. O dinheiro do roubo era parte da carga de um avião da Lufthansa que seguia para Zurique, na Suíça.

De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a ação toda durou aproximadamente seis minutos, e nenhum tiro foi disparado. A Polícia Federal confirmou o roubo, mas não divulgou o valor. Ninguém foi preso até a ultima atualização desta reportagem.

A aeronave, também segundo a concessionária, saiu de Guarulhos (SP) e parou em Campinas para recolher mais carga e, na sequência, o cargueiro seguiria para Dakar, no Senegal.

Como foi o roubo em Viracopos

De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 21h40. O acesso ocorreu pelo Portão 18 , que fica próximo ao Jardim Planalto de Viracopos . O grupo teria derrubado o alambrado para entrar com o veículo clonado -com as mesmas características dos usados pela segurança do aeroporto.

Eles seguiram por uma estrada interna contornando a pista em direção ao terminal de cargas. Ao se depararem com uma viatura da segurança, renderam dois vigilantes. Continuaram pela estrada e conseguiram efetuar o roubo.

Os criminosos teriam colocado os funcionários da empresa alemã em uma van. O G1 entrou em contato com a empresa aérea Lufthansa, mas ainda recebeu retorno.

A empresa Brink´s, de transporte de valores, informou à EPTV que está à disposição das autoridades. A empresa reforçou que ninguém se feriu.

A Polícia Federal foi acionada e vai investigar o caso. Os delegados estão em diligências e não passaram mais informações sobre o caso.

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) também estiveram no aeroporto ao longo da madrugada.

A Polícia Federal (PF) confirmou na tarde desta segunda-feira (5) que os dólares roubados por uma quadrilha no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), seguiriam para Zurique, na Suíça. A corporação confirmou que foram levados cerca de US$ 5 milhões.

Segundo a PF, o valor estava em um avião da Lufthansa que foi carregado em Guarulhos (SP) e fez uma escala em Viracopos para pegar mais carga antes de seguir viagem para a Suíça. O roubo ocorreu neste momento.

A Polícia Federal informou que abriu inquérito para investigar o roubo. Ninguém foi preso.

Resumo da ação

  • De acordo com informações preliminares , em seis minutos 5 milhões de dólares foram levados;
  • Com um carro modelo Hilux clonado, igual ao usado pela segurança do aeroporto, criminosos acessaram os portões dos fundos da área de Viracopos.
  • Primeiro derrubaram 6 metros de alambrado e entraram na estrada que dá acesso ao portão 18. Eles percorreram uma estrada interna do aeroporto rumo ao terminal de cargas.
  • Se depararam com uma viatura da segurança com 2 vigias, que foram rendidos
  • Seguiram até o terminal de cargas e pegaram o dinheiro
  • Deixaram o local pela mesma estrada
  • Saíram da área do aeroporto pelo portão 16 e fugiram

O que diz o Aeroporto

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, informou que colabora com as investigações, mas a investigação é de responsabilidade da Polícia Federal.

Do G1