• Home
  • Artigos
  • Manual básico para uma vida: Ou aos que virão depois de mim…

Manual básico para uma vida: Ou aos que virão depois de mim…

AO MEU NETO JOÃO INÁCIO

Querido Netinho DJONY (como Bom Cuiabano, eu tinha que lhe dar um Apelido). Você está chegando em um momento que eu já devo estar de partida… Uma pena. Queria tanto brincar com você, carregar no colo e lhe fazer cócegas até cansar, para ver esse sorriso novo que irá alegrar e contagiar toda a família. Ensinar você a andar de velocípede, montar à cavalo, dirigir, soltar papagaio ou pipa, pescar, levá-lo à escola, em parques de diverão, no circo, tudo. Também gostaria de ter mais tempo para lhe acompanhar e aconselhar sobre tudo que vi e vivi nestes meus 75 anos de existência, mas, parece que terei que deixar por escrito mesmo, pois não sei quanto tempo ainda estarei por estas bandas. Mas, sua mãe Ludmila e sua Tia e Madrinha Larissa foram Muito Bem Criadas e serão suas Guardiãs pela vida, viu? Claro, que ao lado de seu pai João Marra e seu Tio e Padrinho Quintiliano Cunha e suas avós Lucimar e Rosely. Sem contar os Tios e Bisas Corujões. O respeito aos pais é inquestionável, sim? Todos possuem Caráter e Princípios. E o mais importante: Lhe Amam e irão lhe Proteger. Mas, a família é grande e todos são unidos pelo Amor. A principio, devem ser estas as pessoas que deverão lhe acompanhar sempre por todos os dias de sua vida. Outros irão aparecer, com certeza, e vão lhe amar também. Entretanto, não se esqueça de que você é Livre para Pensar e Fazer o que achar o Certo e ou Conveniente. Não tive Todas essas Informações e talvez se eu as tivesse tido, parte de minha vida teria sido Diferente. Mas, mesmo assim, Fui Feliz. E Muito. Isto é apenas o que EU PENSO E ACHO, viu? Entretanto, eu não me considero o Dono das Verdades e Nunca, Jamais, Fui Politicamente Correto. Sempre fui Rebelde e Irreverente. Mas, faça o que seu Coração Pedir e ou Mandar, Sempre. VIVA E AME A VIDA.

O BRASIL: Confesso que não sei o que dizer sobre nossos dias. Nasci e cresci ouvindo que seríamos o País do Futuro. Não vi isso acontecer. Sei que nossos pais, como nós, tentamos de todas as maneiras colocá-lo num rumo melhor confortável, mas não conseguimos… os políticos não deixaram. Então, cuide de sua vida. É um país rico, lindo e abençoado pela Natureza. Antes de viajar para o Exterior (o que é necessário e conveniente para abrir seus horizontes culturais e de conhecimentos), procure amá-lo, respeitá-lo e, principalmente, conhecê-lo primeiro. Viaje bastante. Vá do Oiapoque ao Chuí, se deliciando com as belezas naturais, sua cultura, sua culinária, sua gente, seus hábitos e costumes… Você vai tomar um porre de alegria e satisfação que irão lhe acompanhar pro resto de sua vida. E, principalmente AMÁ-LO. Não interessa o que aconteça com ele. Não se envolva com políticos. Se preocupe com você e sua família.

A EDUCAÇÃO: Seus pais irão lhe dar. Procure ouvi-los. Serão seus melhores amigos por toda a sua vida. Nos mínimos detalhes estará a sua postura como Homem. Seja educado e gentil. Você não perde por isso. Evite revidar, mas não ofereça a outra face. Dê aquilo que receber. Dirija com atenção e respeito. Siga as regras vigentes. Respeite os mais velhos, os deficientes, a mulher, a criança, os animais e todos do seu convívio. Ame a todos, indistintamente. JAMAIS use drogas. A própria palavra já diz o que é: uma droga. Afaste-se de quem as usa, pois não há retorno. Também não o levará por bons caminhos e o afastará dos que o amam. Ética, Respeito, Caráter e Honestidade devem ser o seu Lema.

A CULTURA: É função da Escola. Estude. Muito. Estude e pesquise. Muito. Na sala de aula você terá apenas os caminhos que deverá seguir. O saber e a complementação cultural será através de seus estudos e pesquisas. Leia bastante. Procure se inteirar de tudo o que acontece à sua volta. Não trabalhe nunca com Cultura. Não há reconhecimento no Brasil. Os governos não têm interesse em dar Cultura para o Povo. Também os Livros são caros e o povo brasileiro não compra… e não lê também. Ao escolher um curso Superior, que será sua obrigação, procure aquele que, além de lhe dar prazer, satisfaça as suas necessidades financeiras… o dinheiro é Fundamental para você escolher a vida que quiser ter. Sem dinheiro, ninguém vai lhe respeitar. No Mundo de hoje, sem dinheiro você é um bosta. Só Boas Intenções Não Bastam.

A RELIGIÃO: Procure estudar e pesquisar muito para entender o que digo. É Bobagem. Foi criada para amenizar os sentimentos (e a fúria) dos homens. A RELIGIOSIDADE, esta sim, é que deve estar em seu coração em todos os momentos de sua vida. Ame sempre o seu próximo. Eleja o seu Deus Interior e trate de trocar sempre “dois dedos de prosa” com ele. Freqüentar templos é um Ato Social, e se você tiver necessidade, tudo bem. Não se esqueça de que além de ser um local para Desfile de Vaidades, é um ótimo local para uma Paquera Camuflada. Mas, corra dos templos Dinheiristas. Estão repletos de otários e a bandidagem pastoral corre solta. Entretanto, cuide de seu bolso. Observe que em alguns casos, pessoas desqualificadas (sem estudo, sem cultura e até usuários de drogas) recebem até o título de Apóstolos… Suas doações ou ajudas, devem ser para quem realmente precisa e devemos sempre fazer o bem a todas as pessoas necessitadas e desamparadas pela sorte, independente de credo ou religião. São seres Humanos.

A NATUREZA: Respeite a Natureza e o Meio Ambiente. Procure preservá-las e aos animais também. Não corte galhos de árvore, e, se puder, plante-as. Não permita nunca, em qualquer hipótese, o desmatamento. Não maltrate os animais. Trate-os com carinho e respeito. Não cace nunca… isso não é esporte. Crie um cão, ele será um dos seus melhores amigos. Não prenda nunca os passarinhos em gaiolas, pois esse não é o lugar deles. Zele pelas nascentes dos córregos e rios. A água é o maior bem da humanidade. Procure preservá-la. Não solte balões. Não polua o ar. Lugar de lixo é no lixo, não o coloque em locais indevidos. Pesque apenas o necessário para saborear um peixe, da forma que lhe convier, respeitando as medidas permitidas, sem cometer excessos, e zelando pela preservação e conservação dos mesmos. Não pratique o pesque e solte. Sempre acaba maltratando o mesmo. Ao machucar um peixe, ele fica vulnerável aos predadores. A Natureza irá lhe agradecer.

A FAMÍLIA: Esta é o esteio da Vida. Será seu braço forte em quaisquer situações. Ame e respeite seu pai, sua mãe e os demais membros da família… Respeite e zele sempre de suas irmãs e primas. Defenda-as dos predadores. Procure uma convivência leal e conhecer melhor todos os parentes. Nem todos são “flor que se cheire”. A estes, não os maltrate, mas, ignore-os, não dê ouvidos e nem lhe ofereça solidariedade. Eleja você mesmo os que Você resolver gostar. Quanto ao resto, procure administrar, principalmente os “agregados”. Lembre-se de que “nem todos os dedos das mãos são iguais”. É muito complicado falar a esmo, sem conhecermos individualmente cada um. Há muitos amigos que acabam se transformando em irmãos. Esse discernimento é você quem deverá ter. Mas, não será difícil separar os que prestam dos que não…

Os Relacionamentos:

A AMIZADE:  Seja atencioso, companheiro, ético, leal e correto. Não decepcione ninguém. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Não Confie cegamente. Confie desconfiando. As mulheres, para mim, sempre foram mais confiáveis, principalmente em confidências e amizades sinceras. Não empreste dinheiro, pois você perderá o dinheiro e o amigo. Procure conhecer bem uma pessoa. Cuidado com os hipócritas, falsos e bajuladores. Não menospreze uma mulher feia. Ela pode ser Feia para Você, mas certamente é bonita para alguém. E elas sempre têm uma amiga bonita.

O SEXO: Seu pintinho não foi feito apenas para urinar, viu? Existem outras funções… coloque as sempre em prática… e muito, à vontade. Não seja acanhado. Comece logo no colégio. Será um treinamento para a vida. Selecione bem a parceira… Não gaste esperma em qualquer buraco… (não masturbe muito… é um desperdício de porra…) cuide bem dele. Trepe à vontade. Ninguém descobriu nada melhor até os dias de hoje. É a mola mestra que move o mundo, queiram/aceitem ou não. Faça sempre um serviço bem feito e jamais será esquecido. Nada no mundo é melhor que uma bela Trepada. Nem goiabada com queijo ou doce de figo cristalizado. Faça o que for preciso e ainda mais e de Tudo Também para dar prazer à sua companheira – Nunca/Jamais goze sozinho. Uma mulher Mal Amada (ou mal comida) é mal humorada e de difícil trato… Use sempre preservativo para evitar surpresas desagradáveis.

O NAMORO: Cuide sempre de sua aparência pessoal. É importante. Seja seletivo. Respeite sempre a mulher. Procure alguém que te complete em posição, postura, pensamentos e ações. Claro que a beleza é fundamental (ninguém atravessa a rua para cantar uma pessoa feia). Mas a amizade, o respeito, o companheirismo, a lealdade e o tesão terão de ser Parceiros Eternos. Nunca, em hipótese alguma, erga o braço para sua companheira. Só os canalhas agem assim. “Em uma mulher não se bate nem com uma flor”. Ficou bravo ou zangado e não tem mais retorno… ? Leve-a para a Cama e lá diga um Adeus bem fogoso. Ela jamais irá lhe esquecer.

O CASAMENTO: Fique esperto com as caçadoras de pensões e “dotes”, se você possuir. Também aqui a amizade, o respeito, o companheirismo a lealdade e o tesão são fundamentais. O comprometimento também. Não traia nunca. Seja leal. Quando tiver vontade, pense duas vezes, porque, se trair uma vez, o casamento acaba. É melhor separar antes. A conquista tem que ser DIÁRIA, sem acomodações, senão a parceira também irá relaxar. Nunca imagine que casará exclusivamente com a moça e que não precisa da família dela. Grande engano. O pacote vem completo e é isso justamente que irá construir a Família. Trate de administrar, até os “malas”, que não serão poucos.

Os NEGÓCIOS: Procure não fazer sociedade com ninguém. Trate de criar e construir o seu próprio negócio. Use a criatividade. Não monte nada que é fácil e todo mundo tem. Tudo o que for fazer, seja profissional, faça bem feito ou o melhor. Só os picaretas é que fazem mal feitos ou sem boa vontade. O mundo não aceita mais “curiosos”. Uma consultoria irá lhe orientar melhor do que um sócio. Trate de ganhar dinheiro. É fundamental para uma vida saudável e feliz. Se você Não gostar de Estudar, paciência. Pratique Esportes e seja o Melhor… Tem muito esportista sem cultura que é Muito Bem remunerado neste país, recebendo qualificativos inimagináveis e um dinheirão, no final do mês… (até medalhistas olímpicos). Ou então toque um instrumento e Cante. Tem Muito Cantor Imbecil que ganha um dinheirão também, apenas com apresentações medíocres, com letras idem… Os Heróis Brasileiros estão na proporção inversa aos valores éticos estipulados em outros países e definidos pelas orientações saudáveis para uma Vida Feliz. Fazer o que, Né?

A FELICIDADE: É um estado de espírito. Dizem que o dinheiro não traz felicidade… MENTIRA. Pobre é quem fala assim. Você com dinheiro no bolso pode escolher ser infeliz onde quiser, em Cuiabá, no Rio de Janeiro ou em Paris. Com dinheiro no bolso você manda buscá-la onde estiver. A felicidade completa não existe. Existem sim os momentos felizes. Aproveite-os bem. Cuide bem de sua Saúde. É de suma importância para uma existência saudável.

Isso é o que eu vi da vida. Nas entrelinhas desse Manual (mais propriamente um desabafo), há centenas de Caminhos que poderão ser trilhados por você. Concordo que nem tudo tenha sido registrado aqui, mas tentei, viu ? Leia com Atenção. Procure com seus pais e padrinhos, discutir uma melhor posição para suas Ações, eles serão seus melhores conselheiros pela vida. Como você já deve ter percebido, este seu avô é polemico, cético, brincalhão, crítico, irreverente, mas íntegro, respeitador, amoroso, amigo, leal, companheiro e amante das boas coisas da vida… E tive uma vida Alegre e Feliz. Também como lhe disse, cheguei aos 7.5 (ultrapassando a barreira da média em idade), e não sei mais quanto tempo estarei por aqui. Então, não vou pecar pela Omissão. Ao menos deixei Registrado. Juízo, viu? Um Beijo em seu coração. Seja Feliz. Mais, mas bem mais do que este “jovem idoso” foi. FUI.

José Achilles Tenuta é Jornalista e Escritor