• Home
  • Justiça
  • Sejudh promove capacitação com mais de 1.500 servidores
Um dos destaques foi o primeiro curso de cinotecnia voltado ao Sistema Penitenciário no país - Foto Divulgação|Sejudh

Sejudh promove capacitação com mais de 1.500 servidores

Durante 2017, a Diretoria de Ensino Penitenciário da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) capacitou e qualificou 1.506 servidores de várias áreas com cursos, palestras, treinamentos e encontros. Um dos destaques foi o primeiro curso de cinotecnia voltado ao Sistema Penitenciário no país, que qualificou 33 agentes e integrantes de outras forças na condução e adestramento de cães em ações de segurança pública.

A qualificação em cinotecnia proporcionou formação aos agentes penitenciários que ainda não possuem a capacitação para atuar com cães e aprimorar aqueles que já trabalham com a atividade em canis das unidades prisionais, delegacias e unidades militares. Durante três semanas, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas em canis particulares, área de instrução do Exército, Batalhão de Operações Policiais Especiais e no canil da Penitenciária Central do Estado sobre técnicas de condução e adestramento, simulações de operações e busca a drogas, além de instruções sobre legislação, anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia canina.

O curso contou com instrutores voluntários, entre médicos veterinários, educador físico e profissionais do Batalhão de Operações Especiais da PM e do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas. O coordenador do curso foi o agente Jesiel Marques, que tem vasta experiência na área e é responsável pelo canil da Penitenciária Central.

 
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, informou que a Secretaria trabalha agora na regulamentação dos canis no Sistema Penitenciário Estadual.

O diretor de Ensino Penitenciário, Anderson Santana, destaca que mesmo com as dificuldades que o Estado vem passando, a Secretaria conseguiu levar aos servidores, principalmente do interior, os cursos de nivelamento operacional e técnico administrativo. “O retorno dos servidores foi muito positivo, pois era uma demanda que os mesmos vinham solicitando para que os serviços fossem realizados com mais qualidade e segurança. Para 2018 iniciaremos as capacitações pelos municípios no entorno de Cuiabá e vamos gradativamente levar às unidades do interior que ainda não receberam as capacitações”, frisou.


1º Encontro de Assistentes Sociais do Sistema Penitenciário 

Entre os cursos e capacitações ofertados pela direção de Ensino Penitenciário durante 2017 estão o Encontro de Diretores do Sistema Penitenciário; II Fórum de Políticas sobre Drogas; Nivelamento Operacional do SOE; Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Pessoal; Palestra sobre Qualidade de vida para os servidores; Curso de Aperfeiçoamento em técnicas operacionais para profissionais do Setor de Ações Socioeducativas; Curso de Informática Básica; Procedimento Administrativo Disciplinar com reeducandos; Encontro de Assistentes Sociais; Curso de Cinotecnia; Curso de Padronização em Procedimentos Operacionais; curso de Direção Defensiva e Palestra sobre Desenvolvimento Humano para Reeducandos, em Mirassol d’Oeste. Todas as capacitações e encontros tiveram certificação.

 

Por Raquel Teixeira | Sejudh-MT