• Home
  • Beleza
  • Qual é a vitamina mais indicada para o seu problema de pele?

Qual é a vitamina mais indicada para o seu problema de pele?

As vitaminas são grandes aliadas do corpo em uma série de ações benéficas para o metabolismo da pele. Dependendo do tipo de complexo, podem ter poder hidratante, antioxidante e até cicatrizante. A indicação de cada uma das vitaminas de efeito tópico vai depender do seu tipo de problema de quadro e perfil de pele.

Cosméticos com vitaminas ajudam a controlar

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário e combinado de algumas das vitaminas abaixo, muitas vezes com poderes antioxidantes, potencializa os resultados benéficos que possuem à saúde da cútis.

Pele ressecada

Vitamina A: Seu estado puro é o retinol, que tem poder antioxidante que age no núcleo celular e promove sua renovação. A vitamina A também ajuda na retenção hídrica, além de estimular também a produção de colágeno novo. “Quando penetra na pele, confere a textura de uma pele lisa e macia diminuindo o aspecto de pele ressecada”, explica a dermatologista.

Acne

Vitamina B: As vitaminas do grupo B combatem a descamação das camadas mais externas da pele, aumentam a resistência e diminuem os efeitos nocivos dos raios UV através de propriedades umectantes e emolientes, além de ser controladora de acne e ter ação clareadora. “A vitamina B5 ou D-Pantenol é hidratante, anti-inflamatória, melhora a renovação celular e a cicatrização”, afirma Claudia.

pomada creme dedo 016 697x1131

Linhas de expressão

Vitamina C: Além de frear a ação dos radicais livres, a vitamina conhecida como ácido ascórbico é um poderoso antioxidante que estimula a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol. Seu poder é cumulativo, à medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura, diminuindo a aparência das rugas.

Pele sensível

Vitamina D: “Essa vitamina também atua estimulando a ação e reação celular na pele: age na diferenciação e proteção celular, além de exercer papel imunológico”, afirma a especialista.

Pele lesionada

Vitamina E: Atua como escudo protetor contra os radicais livres, a vitamina E hidrata a pele de dentro para fora, aumenta a maciez por meio da cicatrização e tem poder antioxidante poderoso, reduzindo os danos causados pela fotoexposição excessiva.

Fonte: Bolsa de Mulher