• Home
  • Leitura Dinâmica
  • Projeto ‘Cinema na Praça’ atraiu na noite de domingo centenas de famílias no Cristo Rei

Projeto ‘Cinema na Praça’ atraiu na noite de domingo centenas de famílias no Cristo Rei

Pellentesque erat arcu

O evento ocorreu na noite deste domingo (02), na Praça Áurea Brás, Grande Cristo Rei.

Na implementação de políticas públicas segmentadas e inovadoras, na promoção da cultura e lazer, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social fez a abertura oficial do projeto “Cinema na Praça”, evento de entretenimento que integra a programação especial de 150 anos de emancipação de Várzea Grande “Jubileu de Ouro”. Centenas de famílias participaram e aprovaram a 1ª edição do Cinema na Praça que teve apresentação do documentário da Cidade Industrial, filme O Jogo – Nico e Lau – apresentação musical, além da praça de alimentação com cardápio de comidas típicas e feira de artesanato com produtos produzidos pelos projetos sociais da Assistência Social e associações socioassistencias do município. O evento ocorreu na noite deste domingo (02), na Praça Áurea Brás, Grande Cristo Rei.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a gestão está empenhada e comprometida em promover políticas integrativas que visam  melhor qualidade de vida da população do município, em especial também ao Jubileu de Ouro. “Essa proposta inovadora combina lazer e cultura, a ação é fundamental para viabilizar o acesso à cultura. Nosso objetivo é levar o cinema para todas as regiões da cidade. O projeto faz parte da programação do Jubileu de Ouro e se estende até dezembro de 2017, com intuito de atender todos os bairros de Várzea Grande. A descentralização da cultura é importante para a população. O projeto Cinema na Praça é uma dessas ferramentas que permitem à Prefeitura oferecer, de modo gratuito e acessível, o lazer, o entretenimento e a cultura e acima de tudo a união e encontro das famílias nos bairros. As Praças são espaços públicos que devem ser preenchidos com atividades que unem as comunidades e a Administração Pública”, pontuou  a prefeita.

Conforme a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, o Cinema na Praça pretende levar cada vez mais diversidade cultural, praça de alimentação e feira de artesanato do projetos “Amigas Empreendedoras”, “Laços Maternos”,  além de elementos culturais da Casa de Artes para as praças com objetivo de oferecer o lazer  e cultura do entretenimento e reunir as pessoas numa confraternização simples e saudável. “O projeto Cinema na Praça também proporciona a difusão do audiovisual, por meio de produções cinematográficas de personagens humorísticos locais, e contribui para a descentralização das salas de cinema, fortalecendo a interação entre artistas regional e a comunidade”, sublinhou.

O vice-prefeito, Aderson Hazama destacou que receber a 1ª edição do Cinema na Praça no Grande Cristo Rei é uma iniciativa plausível que contribui para arte, cultura e diversão. “Essa oportunidade da Administração Pública oferece às pessoas uma noite de entretenimento por meio do cinema. E foi perceptível que a experiência de assistir a um filme em plena praça caiu no gosto da população do Cristo Rei. Esse projeto aproxima a Administração com a população, onde os secretários municipais e nós gestores conversamos com os moradores onde o projeto está sendo aplicado, e daí temos mais perceptividade sobre as necessidades das localidades. Neste projeto de proporcionar lazer as famílias das comunidades é gratificante. Nós podemos trazer nossos filhos para brincar na Praça e ao mesmo tempo adquirir cultura.  A nossa expectativa é de que a Prefeitura Municipal continue promovendo este tipo de projeto levando a arte e a cultura a diversos públicos”, explicou o vice-prefeito Hazama.

A moradora do bairro São Mateus, Andreia Ferneda acompanhada de seu esposo David Lima de Souza e seu filho de 2 anos, Hurick Lima Ferneda, disse que sempre vem na Praça passear com a família, porém neste domingo foi surpreendida com o Cinema na Praça que movimentou moradores da região e também de bairros mais distantes como o dela. “Essa iniciativa é muita bem vinda porque as famílias necessitam de espaços de lazer para o bem estar social dos integrantes da família. Eventos como esses devem ocorrer com frequência e em todas as praças da cidade para o retorno da convivência comunitária, união, paz social e integração dos moradores. Bela iniciativa da Prefeitura em fomentar este estilo de vida à sociedade que é carente de organismos e equipamentos de lazer e descontração”, frisou Andreia.

Uma tela projetada gigante fora instalada em uma das laterais da praça, dando espaço para que centenas de cadeiras e os próprios bancos da praça aconchegassem de forma simples e ordeira o público do Grande Cristo Rei. A sessão de cinema ao ar livre ocorrerá neste mês de abril nos  bairros Jardim Glória, Parque do Lago e Santa Isabel respectivamente, sempre nos domingos.  Na maior parte destas localidades é comum encontrar relatos de pessoas que nunca foram ao cinema ou se deparou com uma tela deste porte.

Na feira de artesanato participaram os projetos “Amigas Empreendedoras”, “Laços Maternos”; Casa de Artes; Centro de Apoio ao Imigrante e Associação Varzeagrandense da Pessoa com Deficiência (AVDF). Já a Praça de alimentação foi composta pelas entidades Rotary Club do Cristo Rei; Igreja Nossa Senhora da Guia; Associação de Moradores do Cristo Rei e Agricultura Familiar de Várzea Grande.

Por Cláudia Joséh – Secom VG