Dia Mundial do Diabético é lembrado no Parque Tia Nair em Cuiabá

diabetes-01Associação Mato-grossense de Pessoas com Diabetes e Familiares (AMPED-MT) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Mato Grosso (SBEM) promovem nesta sexta-feira (11), das 7h às 14h no Parque Tia Nair em Cuiabá, um dia de prevenção e informação sobre uma das doenças que mais cresce no mundo: a Diabetes.
O evento é alusivo ao 14 de Novembro, Dia Mundial do Diabetes, que este ano tem o tema “Diabetes: Educar para Prevenir”. entre as atividades medições de glicemia e palestras de orientação sobre a doença. Vale ressaltar que o evento é gratuito.
“No dia onze de novembro, a partir das sete horas da manhã, a associação estará acolhendo as pessoas com diabetes e seus familiares em um bate papo visando a troca de experiências de vida e a superação dos desafios impostos pela diabetes”, explica a presidente da associação Adréia Kruger.
diabetes-02A AMPED – é a primeira associação no Estado, voltada para diabéticos e familiares, que visa esclarecer, apoiar e compartilhar experiências para essa população que aumenta de forma vertiginosa no mundo inteiro. Criada em 2009 e desativada pela falta de participação e engajamento das pessoas a AMPED surge nos últimos dois anos com nova diretoria e diversas ações pró-ativas.
O objetivo segundo a presidente, é de “prestar um trabalho filantrópico apoiada pelos seus parceiros e membros, com o único intuito de ajudar e principalmente informar diabéticos e familiares, que a diabetes não é uma sentença de morte ou que essas pessoas estão sozinhas, muito menos à condenação de uma vida de restrições”, cita.
Adréia é especializada em Direito ambiental e de Alimentos. Conheceu a doença em 2003 quando seu filho, com apenas 03 anos de idade, foi diagnosticado com diabetes do tipo 1. A mãe que atualmente é acadêmica do curso de Nutrição e defensora dos direitos dos Diabéticos criou uma página na internet chamada “Diabeticos Cuiabá”, onde até hoje coloca o máximo de informações sobre a doença e uma forma de ajudar a vida quem convive com a diabetes.
“Não podemos ter medo de enfrentar as duvidas que surgem em nossa mente diariamente. O silêncio e o isolamento não ajudam. A busca de informação fará toda diferença em nossa vida”, alerta Andréa.
Para se associar, buscar informações ou adquirir a camiseta da campanha no valor de R$ 30,00, basta acessar o facebook da associação AMPED/MT ou o telefone (65) 98124-3761.
*Rafaela Maximiano – Da Redação