• Home
  • Saúde
  • Segunda etapa da campanha de diagnóstico e prevenção do câncer de boca será no dia 25 de junho

Segunda etapa da campanha de diagnóstico e prevenção do câncer de boca será no dia 25 de junho

o próximo sábado, dia 25 de junho, das 08 as 11 horas, acontece a segunda etapa da campanha permanente de diagnóstico e prevenção do Câncer de Boca. A ação acontece no Centro de Especialidades Odontológicas  Dom Aquino.

Este ano a campanha acontece em 10 etapas, nos Centros de Especialidades e Clinicas Odontológicas existentes nos bairros Dom Aquino, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, Jardim Leblon, CPA 3, Tijucal e Coxipó, com o  objetivo fazer a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca.

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite explicou que durante as ações além de exames iniciais, e encaminhamentos, os técnicos estarão orientando a população sobre os cuidados com a saúde bucal e distribuindo kits.

O câncer de boca é considerado um problema de saúde publica. Em 2016,  estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que haverá 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso a estimativa segundo o sexo é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.

Doença

De acordo com estudos, cada vez mais jovens adultos de até 40 anos apresentam tumores malignos em cabeça e pescoço.  A doença também atinge cada vez mais pessoas que não são tabagistas nem etilistas.

Em relação ao câncer de boca, a taxa de mortalidade, segundo os especialistas, está em torno de 50% dos casos.  “Considerando o elevado índice de morbidade e mortalidade, e pela grande possibilidade de diminuição desses índices através da identificação precoce, existe um esforço do sistema de saúde em relação ao problema”, destacou a técnica Diurianne França.

A educação do público e o acesso a informações relacionadas aos fatores de risco, sinais e sintomas de alerta e a realização do autoexame bucal, além da capacitação dos profissionais cirurgiões-dentistas, segundo ela, são fundamentais para o diagnóstico das doenças bucais e seu tratamento.

 

Confira as datas das ações do Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca

Junho

Dia 25 – Centro de Especialidades Odontológicas  Dom Aquino

Julho
Dia 23 – Centro de Especialidades Odontológicas Pascoal Ramos

Agosto
Dia 13 – Centro de Especialidades Odontológicas Jardim Vitória

Dia 27 – Centro de Especialidades Odontológicas Planalto

Setembro
Dia 24 – Centro de Especialidades Odontológicas Verdão

Outubro
Dia 08 –  Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral

Dia 29 – Clínica Odontológica Jardim Leblon

Novembro
Dia 12-  Centro de Especialidades Odontológicas do Tijucal

Dia 26 –  Clinica odontológica do CPA 3

Dezembro
Dia 03 – Clínica Odontológica Do Coxipó

As Informações são da SECOM – Cuiabá

Texto: Maria Barbant

Foto: Tchélo Figueiredo