• Home
  • Política
  • Lula deve aceitar convite de Dilma Rousseff para se tornar ministro

Lula deve aceitar convite de Dilma Rousseff para se tornar ministro

Manifestações do último domingo fizeram o ex-presidente repensar o convite

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir a Brasília nesta terça (15/3) ou quarta-feira (16) para aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff e tornar-se ministro do governo. Lula telefonou na tarde desta segunda (14/3) para Dilma e afirmou que as manifestações do último domingo o fizeram repensar o convite.

As vagas que podem ser ocupadas por Lula são duas: Casa Civil e Secretaria de Governo. A maior possibilidade do momento é pela segunda, já que o ex-presidente estaria livre para as articulações políticas e as conversas com os movimentos sociais e retomar o diálogo com uma parcela da população com a qual Dilma perdeu a interlocução.

Caso Lula vá para a casa civil, a avaliação é de que ele teria de se preocupar com a parte administrativa do governo, o que lhe tiraria a liberdade de ação. A defesa do ex-presidente também decidiu recorrer da decisão da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga de Oliveira, de transferir para o juiz Sérgio Moro a denúncia feita pelos procuradores do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), relativas ao tríplex do Guarujá e ao sítio de Atibaia, ambos em São Paulo. A defesa de Lula prefere que o caso continue sendo investigado no estado.

Por Paulo de Tarso Lyra /Correio Braziliense

Foto Capa: Ernesto Rodrigues / FolhaPress